Comprou na Black Friday e se arrependeu? Veja o que fazer

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Milhares de pessoas estão fazendo compras no Black Friday pelas lojas virtuais. Há promoções de utensílios domésticos, móveis, eletrônicos, celulares, eletrodomésticos, ração e outros materiais para animais, entre outros. Quem fizer uma compra por impulso em uma loja virtual e se arrepender, pode cancelar.

Isso vale também para quem comprar uma roupa e, ao receber, notar que a cor está diferente da foto, não ou não gostar do tecido, por exemplo. Em todos os casos e nos mais diferentes produtos, o consumidor tem até sete dias corridos, a partir da data de recebimento, para entrar em contato com a loja e pedir o cancelamento e devolução.

O direito é garantido pelo artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, porém, só é aplicável às compras feitas fora do estabelecimento comercial, como por catálogo, internet, telefone, entre outros. Se a pessoa comprar em uma loja física, não tem esse direito, a não ser que a loja ofereça essa facilidade na hora da compra.

Como cancelar uma compra pela internet feita no Black Friday?






A primeira coisa é ver se está no prazo de cancelamento. Depois disso, é necessário entrar em contato com a loja através do SAC, seja por telefone ou por e-mail. É importante anotar o protocolo e seguir corretamente a devolução como for informado pela empresa.

Em casos em que o consumidor não consiga fazer valer o seu direito, é possível procurar auxílio no Procon. Há também sites como o Reclame Aqui e www.consumidor.gov.br que ajudam a solucionar casos mais complicados.






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