Ministério da Educação estuda mudar Enem a partir de 2017




Mendonça Filho, ministro da Educação, afirmou neste domingo (04) que o governo vai fazer consulta pública para aprimorar o Enem. Ele também disse que não existe “um Enem perfeito”, mas que a pasta não está insatisfeita com o modelo atual do exame. “Ele comporta aprimoramentos”, disse.

Ele considera que o exame de 2016 foi de “absoluto sucesso”, mas que a cultura pública fará que ele seja “ainda melhor” ano que vem. “O MEC está satisfeito. Conseguimos um bom desempenho, mas não existe modelo de algo que não mereça aprimoramento, evolução”, afirmou.

O ministro demonstrou estar insatisfeito com o número de abstenção neste ano, que bateu recorde. “O governo investiu R$ 236 milhões que não foram aproveitados”, disse. A abstenção em 2016 foi de 30,4%. Dos 8,627 milhões de inscritos, 6,005 milhões fizeram o exame. Foi a maior abstenção desde 2009, quando a taxa foi de 37,7%.

O gabarito da prova aplicada no último fim de semana será divulgado quarta-feira (07). Nos dias 13 e 14 de dezembro o exame será aplicado em unidades prisionais.

Mendonça afirmou também que não há indícios de que informações sobre a prova tenham saído do Inep e o vazamento do gabarito oficial. Mas ele não negou que a prova tenha vazado.

Comentários estão fechados.