Horário de verão termina domingo (18); saiba mais

0

Neste domingo (18), o horário de verão chega ao fim. Ele está em vigor desde outubro de 2017 e chega ao fim à meia-noite, de sábado para domingo.




Os 10 estados e Distrito Federal que estão com horário de verão devem atrasar o relógio em uma hora. O ajuste deve ser feito nos estados das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Com a mudança, o leste do Amazonas e estados de Rondônia e Roraima ficam 1 hora “atrasado” em relação a Brasília. Já o oeste do Amazonas e o Acre ficam 2 horas “atrasados”.

O que fazer no fim do horário de verão

À 0h de domingo, 18 de fevereiro, os estados listados acima devem atrasar o relógio para 23h de sábado, 17 de fevereiro.




Por que o horário de verão existe?

Ele foi criado com intuito de economizar energia com o aproveitamento maior do período com luz do sol. A medida foi colocada em prática pela primeira vez em 1931. Em 2008, virou permanente. Ele entra em vigor no terceiro domingo de outubro e segue até o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.

Foi avaliado o fim da medida neste ano. Estudo do Ministério de Minas e Energia indicou que o programa vem perdendo o efeito, pois a economia e consumo de energia elétrica está mais ligada à temperatura da cidade do que ao horário. Os picos de consumo acontecem nos horários mais quentes do dia.

Mas o Brasil está em período de estiagem e suas hidrelétricas estão com o nível de água reduzidos. Por isso, o governo precisa ligar as termelétricas, que são mais caras, e também importar energia do exterior.

Em vez de eliminar o horário de verão, o presidente Michel Temer assinou decreto que o reduz. Em 2018, ele começará dia 4 de novembro, um fim de semana após o segundo turno das eleições, que acontece dia 28 de outubro.




Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.