Chá verde pode dificultar a digestão de carboidratos

0

Constantemente são descobertas novos benefícios do chá verde. Agora, um grupo de cientistas relacionou o seu consumo com a dificuldade de digerir carboidratos. O estudo foi divulgado na última quinta (30) na publicação Scientific Reports. O chá verde já é conhecido por suas propriedades antioxidantes.




A pesquisa, de caráter preliminar, foi realizada na Polônia e mostrou que o alto consumo do chá verde pode interferir na absorção do amido pelo corpo. O amido está presente em alimentos como batata, pão e arroz.

Jaroslaw Walkowiak, gastroenterologista da Universidade de Ciências Médicas de Poznan e líder da pesquisa, realizou o estudo com 28 pessoas com idades entre 19 e 28 anos. Essas pessoas deveriam ficar em jejum por 12 horas. Em seguida, consumiriam de maneira aleatória uma porção de cereais, fonte de amido, e uma pastilha de chá verde ou de placebo.

De acordo com o teste respiratório do hidrogênio expirado, chegaram à conclusão de que os que consumirem a dose de chá verde tinham maior dificuldade na digestão e absorção do amido do que os que consumiram placebo.

Os participantes do estudo ingeriram uma alta quantidade de chá; foi o equivalente a várias xícaras. Por isso, de acordo com Walkowiak, os efeitos do chá em nosso corpo devem ser menores, já que o ingerido no estudo não corresponde ao nosso consumo padrão do dia a dia. De acordo com ele, ainda é necessário fazer mais pesquisas para verificar o mecanismo pelo qual o chá incide na digestão.

(Foto: Pixabay)




Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.