Na próxima segunda-feira (18), o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal começam a nova fase de pagamento das cotas do PIS/Pasep. As novas regras foram anunciadas quarta-feira (13).
Cotistas de 57 anos ou mais cadastrados nos fundos até 4 de outubro de 1988 e que tenham trabalhado e recebido distribuição de cotas entre 1971 e 1989 poderão retirar o dinheiro, caso não tenham feito o saque. Apenas aposentados, portadores de doenças graves ou pessoas com mais de 60 anos podiam fazer o saque.
Com a medida, mais de 2 milhões de cotistas do Pasep e mais de 13 milhões de cotistas do PIS com menos de 60 anos foram beneficiados.
A primeira fase de pagamentos vai até 29 de junho. O saldo que não for sacado nesse período será corrigido em julho. Em agosto será iniciada a nova fase de pagamentos. Nessa fase, todos os trabalhadores contam com saldo de cotas do Pasep; até os que não sacarem na primeira fase podem retirar os valores.
Leia também: Como realizar o saque do PIS/Pasep
O Banco do Brasil e a Caixa irão depositar o crédito para cotistas que ainda tenham conta no banco em 8 de agosto. Os demais podem sacar o valor nas agências. Os dois bancos tem data limite de saque de 28 de setembro para pessoas de até 59 anos. Depois desse dia, o saque fica disponível por tempo indeterminado para trabalhadores com 60 anos ou mais.
Veja o calendário abaixo.
Primeira fase de pagamento para cotistas a partir de 57 anos: de 18 de junho a 29 de junho
Suspensão dos pagamentos: de 30 de junho a 7 de agosto
Crédito em conta na Caixa/Banco do Brasil para clientes cotistas de todas as idades: 8 de agosto
Segunda fase de pagamento para cotistas de todas as idades: de 14 de agosto a 28 de setembro
Comentários estão fechados.