Austrália quer matar 2 milhões de gatos com veneno

0



O governo da Austrália quer matar 2 milhões de gatos envenenados até 2020. De acordo com eles, os animais que voltaram para a vida selvagem ameaçam mais de 140 espécies do país.


Modelo Tales Cotta Soares morre em desfile do SPFW

“Os gatos ferais são da mesma espécie dos gatos domésticos, mas vivem e se reproduzem na selva, sobrevivendo da caça ou de animais mortos. São encontrados em toda a Austrália, em todos os habitats”, explica o Departamento de Meio Ambiente e Energia da Austrália.

A estimativa é que possam existir na Austrália até 6 milhões desses gatos, que voltaram a ter uma vida selvagem. Como se alimentam de espécies nativas, foram considerados uma praga, no ano de 2015.

“Apesar de reconhecer a importância dos gatos domésticos como animais de companhia, gatos que voltam à vida selvagem podem ameaçar a fauna nativa”, diz a declaração.

No documento de Estratégia para Espécies Ameaçadas, eles explicam o motivo de quererem envenenar os gatos. “Eles têm sido um dos principais responsáveis pela extinção de pelo menos 27 mamíferos, desde que foram introduzidos na Austrália. Hoje, eles colocam em perigo pelo menos 142 espécies e mais de um terço dos mamíferos, répteis, sapos e pássaros que estão ameaçados”.

Yasmim Gabrielle, do Programa Raul Gil, comete suicídio; veja vídeo

Ainda no documento de 2015, eles relatam que a ação é prioridade: “Sendo um fator de extinção para tantos dos nossos animais nativos, e sendo uma ameaça que foi relativamente negligenciada no passado, o combate à ameaça dos gatos selvagens é a principal prioridade desse plano de ação.”

O governo justifica que como os felinos já são selvagens, capturá-los para realizar a castração seria inviável. Por isso, garante que a  “a forma mais efetiva de controlar os gatos selvagens em grandes áreas é por meio de petiscos envenenados”. O alimento envenenado será espalhado com aviões e drones.

Os venenos para matar os gatos na Austrália já foram escolhidos




Austrália quer matar 2 milhões de gatos com veneno
Austrália quer matar 2 milhões de gatos com veneno





Serão usados dois tipos de petiscos. Um deles recebe o nome de “Eradicat” e é feito com carne de frango ou canguru, associada a uma toxina sintética chamada de 1080.

Ela é semelhante a um veneno que é naturalmente encontrado em plantas da Austrália Ocidental e, por isso, os animais nativos já estariam adaptados a ele, de acordo com o governo do país. O animal perde a consciência e morre, por seu organismo não conseguir mais processar energia.

Já nas demais regiões será usado o “Curiosity”. A cápsula plástica foi a escolhida pelo Departamento do Meio Ambiente, que acredita que os felinos vão comer as cápsulas envenenadas e que os outros animais do local não farão o mesmo, pois a notarão ao mastigarem. A morte é provocada pela falta de envio de oxigênio para o cérebro.

A ação é criticada por entidades e defensores dos animais de todo o mundo.

Austrália quer matar 2 milhões de gatos com veneno
Austrália quer matar 2 milhões de gatos com veneno
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.