7 cuidados especiais que donos de cachorros de grande porte devem ter
Tem muita gente que acha que ter um cachorro de grande porte é extremamente trabalhoso e custoso, mas isso não é, necessariamente, uma verdade. Com carinho, dedicação e paciência é possível até mesmo ter um animal maior em um apartamento, por exemplo.
Raças como Pastor-Alemão, Golden Retriever, Labrador, São Bernardo, Dogue Alemão e até Mastim Napolitano são alguns dos exemplos de cães de grande porte que podem ser criados em ambientes menores, desde que os tutores tenham alguns cuidados específicos, como:
1 Passeios
Levar o pet para passear é uma demanda para todas as raças, independentemente do tamanho do cão. Duas saídas de meia hora já ajudam o pet a se exercitar.
O passeio é importante para gastar energia, evitar o ganho de peso, fortalecer a musculatura e as articulações, além disso, ajuda na sociabilidade do cão.
Adaptar o pet a esses passeios é importante para que ele entenda que há uma rotina, horários e limites. Só atenção aos dias quentes de verão: passeie nos primeiros horários da manhã ou quando o sol já tiver se posto para evitar possíveis queimaduras nas patinhas do cão devido ao asfalto quente.
2 Dieta equilibrada
Cães de grande porte demandam mais energia, o que significa que comem mais. Para evitar o ganho de peso, é preciso manter uma rotina de atividades e também elaborar uma boa dieta para eles.
Há rações destinadas ao porte, com fórmulas nutricionalmente equilibradas para suas demandas, e quem optar por alimentação natural também deve ter uma vigilância maior nas escolhas do cardápio para garantir todo o aporte de vitaminas e nutrientes que os bichinhos precisam, sem comprometer a saúde.
3 Distração
Cães também ficam entediados e sentem falta de seus donos. Com os de grande porte não é diferente. Quem trabalha fora o dia todo pode investir em creches, passeadores ou, até mesmo, em formas de distrair o bichinho, como programação especial de TV, joguinhos interativos para pegar petisco e câmeras de segurança que permitem que o dono fale com o animal ao longo do dia.
4 Castração
Eles são uma fofura quando pequenos, mas já pensou ter um apartamento com um cão de grande porte e mais vários filhotinhos ao mesmo tempo? Para muitos tutores, a castração pode ser uma opção a ser considerada. Sem contar que ela ainda previne problemas de saúde futuros, podendo prolongar a vida do companheiro.
5 Rotina de beleza
As raças com pelo longo demandam escovação constante para evitar nós nos pelos e para manter a beleza do animal. A frequência da visita ao pet shop também passa a ser maior, dependendo do porte do cachorro, por conta da dificuldade de se fazer a higienização em casa.
Vale a pena conhecer alguns estabelecimentos e analisar o que mais lhe transmitir confiança na hora de contratar o serviço de cuidados e higiene e entregar seu amigo de quatro patas.
6 Sem carência
Os cães de grande porte tendem a ser muito companheiros e carinhosos com seus donos. Por mais corrida que seja a rotina, é imprescindível separar alguns momentos do dia para dedicar carinho e atenção ao animal. Ele vai retribuir com lambidas, rabinho balançando e muita, muita alegria!
7 Gastos
Em entrevista ao site G1, a criadora Roseli Liciardi disse que os cães de grande porte demandam um gasto mensal que pode chegar a R$ 400, contando alimentação, vacinas e idas ao veterinário.
Qualquer pet, de qualquer raça ou porte, trará gastos para a família, pois demanda cuidados especiais com sua saúde e bem-estar. Cabe a cada um determinar o quanto está disposto a investir nessa amizade e sempre lembrar-se que é preciso ter a posse responsável do animal de estimação, o que significa garantir seus cuidados básicos, e não abandoná-lo — isso é crime!
Prepare-se para viver grandes momentos e criar lindas lembranças ao lado do seu cachorro de grande porte. É uma companhia incrível que faz valer cada desafio.