Instagram para pets: entenda como essa moda tem crescido
Uma das redes sociais mais famosas e queridas dos brasileiros, o Instagram, é conhecida por ser uma forma de popularizar o estilo de vida dos usuários por meio de suas fotos e vídeos. Mas não são apenas as pessoas que têm “bombado” em seus perfis, o dia a dia do animal de estimação de muita gente tem ganhado mais atenção e seguidores do que os próprios usuários.
Com fotos fofas que reproduzem um pouco da rotina do pet, o Instagram para animais de estimação tem se tornado uma mania, e cães, gatos e até passarinhos têm se tornado verdadeiros influenciadores, ou instagrammers, como são chamados os perfis mais populares dessa rede social.
Os mais famosos
Alguns bichos de estimação que são celebridades na TV e na internet também são populares no Instagram, como o Paçoca, do apresentador Celso Zucatelli, e a Estopinha, vira-lata do especialista em comportamento animal Alexandre Rossi.
O site Incrível Club cita mais alguns perfis que têm muitos seguidores e que são altamente compartilháveis:
- Tuna (@tunameltsmyheart), uma cachorrinha mista de chihuahua e dashround que tem dentinhos pra fora e 2 milhões de fãs em todo o mundo;
- Jimmy Choo (@rafaelmantesso), bull terrier com mais de 600 mil seguidores que figura em montagens divertidas feitas pelo seu dono;
- Maddie (@thiswildidea) mostra para mais de 1 milhão e 200 mil pessoas as viagens e aventuras da cachorrinha, retratada pelo tutor fotógrafo;
- Trotter (@trotterpup), o buldogue francês, tem mais de 187 mil seguidores e fotos para lá de fashionistas;
- Bodhi (@mensweardog), o cão mais elegante do mundo, com 360 mil fãs, tem fotos com trajes de gente;
- Manny (@manny_the_frenchie) é outro buldogue francês fofo, tem 1 milhão de seguidores e uma fundação de apoio a cães necessitados;
- Doug (@itsdougthepug) é um cãozinho com mais de 3 milhões de seguidores e que tem até produtos com seu rostinho estampado;
- Momo (@andrewknap) é um artista que já fez vários filmes publicitários e conta com mais de 630 mil fãs;
- Jiffpom (@jiffpom) tem 9 milhões de seguidores e já desbancou muita celebridade por aí,
- Maru Taro (@marutaro) é um shiba-inu japonês com mais de 2 milhões de fãs e produtos com sua carinha.
Como começar
Quem quer transformar o bichinho de estimação em uma celebridade das redes sociais precisa, antes de tudo, investir em um bom equipamento para as fotos ou contratar um fotógrafo profissional que o ajude a fazer bons cliques e vídeos do dia a dia do pet.
Também é fundamental se organizar para ter uma periodicidade de postagens definida. Isso é essencial para engajar os seguidores e ajudar a divulgar os retratos do bichinho.
Usar hashtags com o nome e a raça do animal ajudam a tornar a foto mais facilmente “rastreável” nas buscas. Isso melhora o alcance da imagem, que vai aparecer mais vezes para mais internautas — mesmo para aqueles que ainda não conhecem o perfil do seu amiguinho peludo.
O que evitar
Como todo ser vivo, o pet também tem seus dias bons e ruins. Por isso, é fundamental respeitar suas emoções e seu espaço, evitando sobrecarregar a rotina do pet e forçar a barra para conseguir o clique perfeito.
A sessão de fotos também pode ser bastante cansativa para o animal de estimação, ainda mais no começo, quando ele tem pouca intimidade com o fotógrafo, equipamentos, sons e cheiros de um estúdio. Assim, se o pet demonstrar qualquer desconforto, interrompa o processo e remarque as fotos.
Segurança sempre! Nada de arriscar uma selfie em um lugar perigoso ou colocar o animal de estimação em alguma situação que possa comprometer sua integridade física e emocional apenas para angariar mais cliques, curtidas e compartilhamentos. Respeito é bom e todo mundo merece, sobretudo os animaizinhos.