Produtividade na era dos millennials: conheça 5 soluções encontradas pelas empresas

0

Conhecidos como millennials, os jovens nascidos entre 1980 e 1995 tem transformado o mercado de trabalho. Na era da revolução digital, como aumentar a produtividade de uma geração cada vez mais conectada, capaz de assimilar novas informações diariamente e disposta a se arriscar?

Uma boa gerência do próprio tempo pelos funcionários, um ambiente de trabalho colaborativo e organizado, diversidade nas lideranças, uma gestão com foco nas pessoas e um modelo de negócios transparente são alguns fatores essenciais para aumentar tal produtividade.

Boa administração do tempo

A primeira condição para melhorar a administração do tempo é que os funcionários mantenham o foco. A checagem ininterrupta de informações — irrelevantes ao ambiente de trabalho — em redes sociais costuma ser um obstáculo no mundo do trabalho hoje como um todo e não só para a geração dos millennials.

Uma dica preciosa para manter a atenção ao longo da jornada de trabalho é organizar uma lista com as tarefas do dia e realizar as mais trabalhosas ou as mais urgentes no início, quando se costuma ter mais disposição. Ao fim do dia, quando o cansaço pode atrapalhar a conclusão de tarefas, restarão atividades mais simples ou que não demandam uma resposta imediata.

Gestão com foco nas pessoas

Alcançar melhores resultados é o objetivo de qualquer empresa, mas eles só vêm a partir do trabalho de pessoas. Por isso, é fundamental que se considere as avaliações de cada integrante da equipe sobre o ambiente de trabalho, o modo como ele vem sendo conduzido, o que é valorizado e o que pode ser transformado. Funcionários infelizes, que não se sentem parte da equipe ou não acreditam que o seu trabalho faça a diferença dificilmente apresentam um bom desempenho.

Outro aspecto importante para uma boa gestão de pessoas se refere ao conhecimento sobre a equipe. Saber quais são os pontos fortes e fracos de cada um de seus integrantes e da interação entre eles é essencial nesse processo.

Saber o que cada pessoa faz melhor ajuda a ter mais discernimento antes de distribuir tarefas. Pessoas mais comunicativas, por exemplo, apresentam mais facilidade para ter contato direto com clientes, mas podem não ser as mais indicadas para realizar brainstorms ou para cumprir trabalhos com prazos mais curtos. Conhecer as particularidades de cada um é fundamental para aproveitar os potenciais de cada pessoa e não depender de suas dificuldades.

Ambiente de trabalho colaborativo

Uma das prioridades da geração dos millennials é trabalhar em um lugar que lhes permita crescer profissionalmente e desenvolver habilidades como a criatividade. Para isso, é essencial que haja um ambiente de trabalho colaborativo, que promova a sensação de que os mais novos não estão ali apenas para “bater cartão”.

Além disso, a troca de experiências entre os mais novos e os mais experientes é fundamental para garantir uma equipe mais integrada e motivar os novatos a participarem ativamente do grupo no dia a dia da empresa.

Diversidade nas lideranças

Dificilmente um millennial permanece por muito tempo em uma empresa se ela não se abre à diversidade de ideias. E isso só ocorre quando há diversidade de funcionários — principalmente de lideranças.

Pessoas com diferentes origens e trajetórias de vida podem oferecer perspectivas distintas sobre um mesmo problema, o que aumenta a pluralidade de estratégias oferecidas pela empresa aos seus clientes. A diversidade não é só condizente com os questionamentos da atualidade, mas também é essencial para reter novos talentos e atrair novas oportunidades no mercado.

Transparência

Um modelo de negócios transparente é outro aspecto fundamental para a produtividade de uma empresa. A transparência não só sobre os resultados obtidos, mas, principalmente, sobre as metodologias adotadas é capaz de garantir maior fluidez no processo produtivo, aumentando a integração entre a equipe e a  confiabilidade entre os clientes.

Além do impacto sobre o público final, a transparência costuma ser um diferencial que contribui para transformar uma marca em referência no mercado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.