Fiocruz MS recebe inscrições para curso de aperfeiçoamento 110 horas EAD grátis

0

Estão abertas as inscrições para o curso de aperfeiçoamento 110 horas EAD grátis sobre Atenção à Saúde no Sistema Prisional. A oportunidade é oferecida pela Fiocruz Mato Grosso do Sul.




Caso não complete o curso de aperfeiçoamento 110 horas EAD grátis, o estudante receberá um certificado referente aos módulos concluídos. A certificação modular é uma novidade nesse sistema da Fiocruz.

Fiocruz oferece curso de capacitação 45 horas EAD grátis

Serão abordados os seguintes temas no curso de aperfeiçoamento 110 horas EAD grátis:

  • Módulo I – Gestão no Sistema Prisional (20h)

Unidade 1: Estrutura e sistema prisional

Ementa: Breve história do sistema prisional no mundo e no Brasil; modelos de organização prisional no mundo; organização (estrutura, filosofia e objetivos) do sistema prisional no Brasil; caracterização da população penitenciária; gestão sistema prisional (tipos de unidades prisionais).Estrutura fisica (projeto arquitetônico) e jurídica voltada para PPL. Direito à saúde. Experiências exitosas nacionais e internacionais.

Unidade 2: Gestão da atenção à saúde no sistema prisional brasileiro

Ementa: Políticas Públicas de Saúde; Políticas Públicas do Sistema Prisional; Histórico do Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário (PNSSP); Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP); Princípios, Diretrizes e Objetivos da PNAISP; Adesão ao PNAISP; Financiamento; Recursos Humanos; atribuições; Articulação da Rede de Atenção à Saúde e princípios do SUS; competências dos níveis de atenção (atenção básica e especializada); Modelos de gestão (estatal, privado e híbrido); E-Sus AB. Implantação e implementação da política (Potencialidades e desafios). Articulação da rede de saúde com o judiciário. Direito à saúde.Experiências exitosas nacionais e internacionais.

  • Módulo II – Equidade, igualdade e justiça social (20h)

Unidade 1: Violência e saúde


Ementa: Violência na sociedade e no contexto familiar; direito à saúde; ética, cidadania e justiça social. Direitos fundamentais da população privada de liberdade (proposições da ONU); Tipos de violência (pregressa, institucional, interpessoal) na PPL (como abordar, identificar, prevenir e agir); Ações educacionais nas prisões; mediação de conflitos; Políticas públicas de prevenção da violência. Experiências exitosas nacionais e internacionais.

Unidade 2: Família e reinserção social

Ementa: Abordagem familiar; diretrizes do auxílio reclusão; ressocialização (oportunidades) do recluso; humanização na abordagem da família e acompanhamento familiar; reinserção social e no mercado de trabalho. Educação e trabalho.Projetos para egressos. O abandono da mulher no sistema prisional. Importância do Serviço social ( trabalho e renda). Experiências exitosas nacionais e internacionais( projetos de capacitação e qualificação das PPL; dispositivos de redução de pena).

  • Módulo III – Acolhimento e promoção da saúde no Sistema Prisional (20h)

Unidade 1: Porta de Entrada

Ementa: Ingresso no sistema prisional; rastreamento e diagnóstico de saúde; sistemas de informação no sistema prisional. Direito à saúde Política Nacional de Humanização. Experiências exitosas nacionais e internacionais.

Unidade 2: Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças

Ementa: Contexto carcerário e a saúde ; Direito à saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde ( conceito; (o que é promover saúde em um ambiente prisional ?; o que adoece no sistema prisional ?); promoção e conceito ampliado de saúde; agentes promotores de saúde; programa de imunizações; qualificação do processo de trabalho da equipe de saúde; Humanização do ambiente de trabalho. Ambientes saudáveis.Resultados esperados e metas no controle de doenças e agravos (previsto no PNAISP). Experiências exitosas nacionais e internacionais.

  • Módulo IV Cuidado em Saúde no Sistema Prisional (40h)

Unidade 1: Saúde mental da população privada de liberdade

Ementa: Direito à saúde. Saúde mental no contexto do sistema prisional. epidemiologia; prevalência, Identificação, e intervenções mínimas e medidas de segurança no sistema prisional (transtorno de ansiedade; depressão; suicídio; manejo do usuário de álcool e outras drogas e outros agravos de saúde mental). Manejo em episódios agudos;Rede de atenção à saúde (RAPS) e monitoramento dos casos.Experiências exitosas nacionais e internacionais.

Unidade 2: Saúde materno-infantil

Ementa: Direito à saúde. Atenção à saúde da mulher ( principais agravos e doenças infecciosas na saúde da mulher; ciclo-gravidico-puerperal; Acompanhamento pré natal. Eventos evitáveis (Sifilis,Aids).Nascimento no sistema prisional. Normativas de garantia de direitos da mãe e recém-nascidos (garantia do parto, amamentação e permanência do recém nascido). Experiências exitosas nacionais e internacionais.

Unidade 3: Tuberculose, HIV/aids e outros agravos infecciosos e não infecciosos


Ementa: Manejo e controle dos principais agravos infecciosas (tuberculose, diarreias, IST/HIV/Aids, hepatites virais); Manejo e controle dos principais agravos não infecciosos dermatologia sanitária; doenças não transmissíveis prevalentes (hipertensão arterial e diabetes mellitus). Protocolos para diagnóstico e tratamento na rede de atenção à saúde (direito ao tratamento, monitoramento dos casos e contatos familiares). Abordagem a população LGBTI. Direito à saúde. Experiências exitosas nacionais e internacionais.

  • Módulo V: Saúde do trabalhador do sistema prisional (10h)

Unidade 1: Saúde Mental do trabalhador

Ementa: Saúde mental e trabalho,Saúde mental do trabalhador (fenômeno da prisionização); prevalência do uso e abuso de álcool e outras drogas. Prevalência de suicídio. Políticas de promoção de ambientes saudáveis e de saúde mental relacionadas ao trabalho.Auto cuidado. Abordagem a episódios de crise.Experiências exitosas nacionais e internacionais.

Unidade 2: Promoção e prevenção à saúde do trabalhador

Ementa:Política de Saúde do Trabalhador, saúde do trabalhador e SUS, Direito à saúde. Plano de capacitação dos trabalhadores; programa de imunização, prevalência e prevenção de tuberculose e outras doenças respiratórias para profissionais de saúde; prevenção de exposição e/ou acidentes envolvendo material biológico; prevenção de doenças crônicas. Periódicos institucionais. Experiências exitosas nacionais e internacionais.

Inscrições para o curso de aperfeiçoamento 110 horas EAD grátis



Interessados podem se inscrever no curso de aperfeiçoamento 110 horas EAD grátis até o dia 24 de setembro. Para isso, é só se cadastrar no site: https://campusvirtual.fiocruz.br/gestordecursos/hotsite/prisional/apresentaaao/4189.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.