15 dicas para fazer o brigadeiro perfeito

0

Se tem um docinho que todo mundo adora é o brigadeiro! Seja para comer embolado, na colher, com frutas ou até no bolo, lá está ele! Você sabe fazer brigadeiro?



Saiba que para atingir a perfeição, é preciso saber muito mais do que misturar uma lata de leite condensado, duas colheres de chocolate em pó e uma colher de manteiga!

Veja dicas para fazer e comer o melhor brigadeiro da sua vida!

1- Brigadeiro bom requer o leite condensado certo!

brigadeiro-como-fazer
15 dicas para fazer o brigadeiro perfeito (Fonte: Pixabay)

O primeiro cuidado, na hora de fazer brigadeiro, é escolher o leite condensado certo. Embora na prateleira esse ingrediente possa parecer “tudo igual”, na prática cada marca tem as suas particularidades.

Claro que o preço influencia na decisão de compra… Mas a verdade é que se você quer fazer o brigadeiro perfeito, tem que optar por um leite condensado de qualidade, denso, mas sem ser açucarado. Quando você usa um com muito açúcar, além de influenciar no sabor, o seu docinho pode ficar açucarado de um dia para o outro. Fique atento!

2 – Chocolate ou achocolatado?

Essa é uma dúvida muito comum! Afinal, é melhor usar o achocolatado favorito ou um chocolate. Pense que o leite condensado já tem muito açúcar, que é o suficiente para o seu brigadeiro.

O mesmo acontece com o achocolatado, que tem muito açúcar. Se você usá-lo, vai deixar o brigadeiro muito doce e com maior risco de açucarar em poucos dias. Por isso, a dica é optar por um chocolate em pó, que seja no mínimo 50% cacau.

3 – A manteiga é muito importante

Fazer brigadeiro sem usar a manteiga dá certo? Sim, dá! Se você não tem manteiga em casa, é fim de semana e que fazer um doce para comer naquela hora, rapidamente, pode até tentar.

Contudo, se quiser garantir um brigadeiro de qualidade, use a manteiga. Ela evita que o doce açucare rapidamente e também garante que brilho do brigadeiro.

4- Panela

Foi fazer o primeiro brigadeiro da sua vida e deixou queimar? Calma! Você pode ter escolhido a panela errada!

Como terá que ficar mexendo por muito tempo, até que o brigadeiro fique no ponto certo, é muito importante que a panela esquente uniformemente. Para que isso aconteça, o recomendado é optar por uma panela de fundo grosso!

5- O fogo precisa estar baixo

Na pressa, muita gente quer logo colocar na boca grande do fogão, deixar o fogo alto e mexer a panela rapidinho. Afinal, a vontade de comer brigadeiro é tanta que a pessoa nem pensa no que pode acontecer!

É isso mesmo. Quando você aumenta o fogo, corre maior risco de queimar o brigadeiro. Se isso acontecer, depois de pronto, ele fica com uns pedacinhos queimados no meio. Isso não é bom! Por isso, cozinhe sempre em fogo baixo!

6 – O ponto certo para embolar

O brigadeiro pode ser usado para várias coisas. Desde para comer às colheradas, colocar no bolo ou até usar como cobertura da fruta da sua preferência. Porém, a maneira mais usada é para embolar.

Como saber se é hora de desligar a panela e esperar esfriar para embolar? Quando você notar que o brigadeiro está mais grosso, deite a panela suavemente. Se o doce desgrudar do fundo é porque está no ponto certo para embolar.

7- O ponto certo para bolo

brigadeiro-bolo
Bolo com brigadeiro (Fonte: Pixabay)

Se a sua ideia for usar o brigadeiro para rechear bolo, não deixe chegar ao ponto de embolar. Coloque os ingredientes na panela e mexa até começar a engrossar. A partir daí, vá levantando a colher e derramando o brigadeiro na panela, às vezes, para ver o ponto.

O ideal é que quando você fizer isso ele caia em fio, mais grosso. Significa que está apurado, denso e adequado para recheio. Por isso, desligue o fogo e espere esfriar.

8- O que fazer se errar o ponto de brigadeiro para recheio

Às vezes, a ideia é rechear o bolo com o brigadeiro, mas na pressa, a gente acaba deixando passar o ponto. O que fazer nesses casos? Calma, você não vai perder o doce!

A dica é seguir com ele até o ponto de embolar. Quando acabar de fazer, com o brigadeiro ainda quente, coloque uma caixinha de creme de leite para cada lata de leite condensado usada. Misture bem, até que fique homogêneo. Deixe esfriar e recheie o seu bolo!

9- Brigadeiro de colher muito cremoso

Quer comer o brigadeiro de colher mais cremoso da sua vida? A dica é simples: use leite! Além do leite condensado, manteiga e chocolate em pó, adicione a medida de uma lata (use a lata de leite condensado vazia) de leite na receita.

Coloque tudo na panela e leve em fogo baixo, até engrossar. Claro que vai demorar um pouco mais, mas será o brigadeiro mais cremoso que você já comeu!

10- Gema de ovo é uma alternativa

A receita tradicional do brigadeiro leva leite condensado, chocolate e manteiga, mas há uma alternativa que é muito usada por doceiras: a gema de ovo. Nesse caso, ela entra como substituta da manteiga.

A receita fica da seguinte forma: uma lata de leite condensado, duas colheres de chocolate e uma gema de ovo. A gema precisa ser peneirada, para garantir que a película que fica sobre ela seja retirada. Caso não faça isso, há chance do brigadeiro ficar com gosto de ovo. Essa dica é para quem quer diminuir a quantidade de gordura usada no docinho.

11- Brigadeiro crocante é uma delícia

O que acha de inovar no próximo brigadeiro que for servir em sua casa? A dica é fazê-lo crocante! Para isso, faça a receita normal, com leite condensado, chocolate e manteiga.

Quando chegar em ponto de brigadeiro para bolo, coloque uma xícara de café de amendoim sem casca triturado grosso. Mexa até dar ponto e tenha um delicioso brigadeiro crocante!

12- Brigadeiro de café é uma delícia

Você adora brigadeiro e café? O que acha de ter os dois juntos, em um mesmo doce? A dica é simples e o sabor incrível. Além do leite condensado, chocolate e manteiga, acrescente uma xícara de café expresso ou bem forte.

Leve ao fogo baixo e mexa sempre, até dar ponto de brigadeiro de colher ou para embolar. Ele é mais demorado do que o convencional, mas o sabor compensa o trabalho!

13- Brigadeiro com morango é irresistível

Quando for embolar o seu brigadeiro, você também pode inovar. Se tiver morango fresco em casa, limpe-o, retire as folhinhas e espere secar.



Depois disso, coloque o brigadeiro na mão, abra a massa, coloque o morango inteiro no meio e feche com brigadeiro. Passe no chocolate granulado! Fica uma delícia, mas é preciso fazer e servir no mesmo dia!

14- Cuidado com o confeito

De nada adianta ter todo o cuidado do mundo com a receita do brigadeiro e depois escolher um chocolate granulado ruim. Se quer algo bom, opte por um confeito de qualidade.

Você também pode inovar e enrolar o brigadeiro e confeito de caramelo, por exemplo. Fica muito bom e é adequado para quem gosta dele muito doce! Há também os coloridos, que são encantadores e podem ser interessantes para festas infantis. As crianças adoram!

15- Deixe fora da geladeira

A nossa última dica é não colocar o brigadeiro embolado na geladeira. Ele libera água e fica pegajoso. Não é legal!

Mesmo que faça em um dia para servir no outro, prefira deixá-lo em um pote, bem vedado, mas sem colocar na geladeira. O sabor ficará melhor e o docinho perfeito!

E agora, qual dessas dicas você vai usar primeiro?



Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.