Red Bull tem sucesso no futebol europeu, mas e no Brasileirão?

0

O sucesso da empresa austríaca no futebol europeu, enquanto dona de times, é inegável. Prova disso mesmo é que times como o Leipzig ou até mesmo o Salzburg estão tendo cada vez mais protagonismo em seus Campeonatos, mas também nas competições europeus. Contudo, o mesmo não se está verificando no Brasileirão até ao momento, com o Red Bull Bragantino.

red-bull
Red Bull tem sucesso no futebol europeu, mas e no Brasileirão?
Foto/reprodução TV Globo

Com uma “injeção” de investimento e capital na ordem das centenas de milhões de euros, para o “ataque” nessa primeira temporada no Brasileirão – comparado só com os orçamentos de Flamengo e Palmeiras -, se esperava que o Bragantino pudesse surpreender no futebol brasileiro. Porém, pelo menos nas primeiras 10 rodadas, o time tem desiludido, estando mesmo no último lugar do Brasileirão.

É importante realçar que as contratações do Red Bull Bragantino foram muitas para essa temporada, contratando jovens promessas, mas também atletas que já tinham provado seu valor em outros times da Série A. Essa gestão tão ambiciosa fez mesmo com que o Bragantino, para as casas de apostas autorizadas no Brasil, como a Sporting Bet, estivesse mesmo no top 10 dos favoritos a vencer o Campeonato brasileiro.

Porque Bragantino está desiludindo tanto?

Infelizmente, muitos times do Brasileirão Série A estão enfrentando ainda problemas financeiros graves, de tal forma que são muitas as matérias que garantem que jogadores estão com seus salários em atraso. Ora, esse problema, felizmente, não está acontecendo com o elenco do Bragantino, pois seu dono faz questão de investir pesado para que seus jogadores tenham todas as condições para brilharem. Mas, afinal qual está sendo um problema?

Muitos comentaristas garantem que está existindo um claro “choque de realidade” do time do Bragantino nessa sua primeira temporada no Brasileirão Série A. Mesmo tendo o time dominado por completo a Série B na temporada passada, a verdade é que seus jogadores não estão fazendo a melhor adaptação possível a esse novo nível de futebol.

É importante realçar que, após as primeiras 10 rodadas, o time do Bragantino só conseguiu somar 7 pontos, estando no vigésimo posicionamento do Brasileirão, com apenas uma vitória. Ainda assim, o seu técnico Mauricio Barbieri – que não foi a primeira escolha da diretoria para comandar o time -, garantiu publicamente que está confiante que o time vai recuperar, visto que está assistindo a uma “evolução e constância” nos últimos jogos do Bragantino.

Dinheiro não é suficiente para montar um time vencedor?

De fato, a empresa Red Bull decidiu avançar com a compra do Bragantino pois considerou que essa era o melhor jeito de colocar um time, com seu nome, no topo do futebol brasileiro – o país do futebol. Porém, de forma até algo inesperada, se percebeu nessas primeiras rodadas que o forte investimento não significa, pelo menos de uma forma imediata, resultados positivos.

Na verdade, o próprio time do Bragantino sentiu muitas dificuldades contra times que estariam ultrapassando graves dificuldades financeiras e que, por causa disso, não tiveram a capacidade de conseguirem investir tanto para essa temporada. Terá o time, bem como a Red Bull, entrar em um jogo de paciência para conseguir ter resultados no Brasileirão a longo prazo?

Red Bull tem chegado longe com seus times na Europa

Avaliando o percurso dos times, que a Red Bull comprou nos últimos anos, a verdade é que os responsáveis pelo Bragantino têm razões para estarem otimistas, mesmo que os resultados não sejam imediatos. Isso porque, tendo o Leipzig como exemplo principal, o time alemão, que tem poucos mais de dez anos de existência, é considerado o segundo ou terceiro melhor time alemão, chegando já longe por duas vezes na Liga dos Campeões. Será que o sucesso se repitirá também no futebol brasileiro?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.