O que são Fake News?

0

A presença online das empresas hoje em dia é feita por meio de diferentes estratégias de marketing digital. Ter um site, um serviço de web host e um registro de domínio auxilia não apenas na presença, como também na credibilidade do seu negócio.

Um site confiável, geralmente tem um bom serviço de web host e um domínio registrado. Além disso, o design é bem trabalhado, assim como o seu conteúdo.

E falando em credibilidade, hoje em dia quem está na internet pode esbarrar a qualquer momento com as chamadas “fake news”, ou melhor, as notícias falsas.

Elas se proliferam pelo ambiente online com a força do Covid-19, resultando em desinformação e transtornos para toda a sociedade. Inclusive, o assunto Coronavírus é um prato cheio para os propagadores de fake news.

A política, a ciência e a cultura são apenas algumas das áreas do nosso dia a dia que são terrenos férteis para a propagação das falsas notícias. É por isso que ao gerenciar uma rede social do seu negócio se faz necessário ficar atento para não espalhar conteúdo falso.

Seja por meio do WhatsApp, das redes sociais e até do seu canal de vídeo, a veracidade das informações é fundamental para o conteúdo ser considerado de qualidade. Por causa disso, as fake news devem ser combatidas sempre.

Para saber mais a respeito desse tema tão importante, confira os tópicos desse artigo.

  • O que é fake news
  • Saiba como proteger a sua empresa contra as fake news
  • Fique preparado para identificar uma fake news

O que é Fake News?

A tradução literal, todos sabemos, é “notícias falsas”. Porém, é importante salientar que tais notícias não são apenas simplesmente lendas urbanas, dessas que beiram a fantasia e são narradas ao redor de uma fogueira para assustar criancinhas.

Nada disso! As Fake News consistem em notícias falsas que são jogadas ao público com o intuito de desinformar e estimular as pessoas a adotarem comportamentos específicos. Com isso, se torna possível influenciar decisões, provocar a ira e a desconfiança.

Por causa disso elas abordam assuntos pontuais, desses que estão na boca do povo, nos trending topics do Twitter. Quem aí nunca se deparou diante de alguma fake news a respeito da pandemia ou da política nacional?

Normalmente quem encontra esse tipo de notícia pode crer no que está escrito. Caso a notícia aborde um tema compatível com as convicções religiosas e políticas do leitor, então pronto!

A crença é o combustível e a notícia falsa é o fósforo para acender a fogueira da desinformação. Não por acaso, o conceito de fake news ganhou força a partir de 2016, no ápice da atual era digital.

Saiba como proteger a sua empresa contra as Fake News

Engana-se quem pensa que as fake news abalam apenas a carreira de políticos e celebridades do mundo da fama. Hoje em dia elas também podem ser prejudiciais para empresas dos mais variados segmentos de negócios.

Ter um bom serviço de web host e uma boa estratégia de marketing digital ajuda muito o seu negócio. Disso não há dúvidas, mas apenas isso não é o escudo para proteger a reputação da sua marca contra uma fake news.

Algum concorrente ou, quem sabe, até mesmo um cliente insatisfeito pode criar alguma notícia falsa a respeito do seu negócio. Até mesmo uma postagem raivosa nas redes sociais ou no Reclame Aqui pode se tornar uma fake news.

Felizmente você pode agir rápido para evitar que o estrago seja ainda maior. O ideal é adotar algumas medidas importantes. Confira abaixo quais são elas.

Fale a respeito do problema publicamente

Se o seu negócio está envolvido em alguma notícia. É fundamental esclarecer o quanto antes a veracidade dos fatos.

Você pode até acreditar que falar sobre o ocorrido é colocar o dedo na ferida, dar mais audiência para o assunto. No entanto, em uma situação dessas, o silêncio vai apenas agravar a situação.

Por essa razão, utilize os canais oficiais da sua empresa com o objetivo de trazer a verdade à tona.

Responda às críticas com profissionalismo

Reagir às críticas negativas com elegância denota transparência por parte do seu negócio, pois mostra que você está atento em relação ao que o público fala e age.

Interaja com o seu público

É importante manter essa interação com os consumidores. Isso mostra que você está atento para o que o público tem para falar, independente do tipo de opinião, não apenas elogios, mas também críticas mais espinhosas.

notícias-falsas

Fique preparado para identificar uma fake news

No dia a dia nos deparamos com algumas fake news e muitas vezes nem reparamos. E isso é normal, pois as notícias falsas possuem um verniz de credibilidade.

Aí surge a pergunta: como não cair em uma lorota que pode chegar para você por meio dos mais diversos canais? Fique atento para algumas ações simples que vão auxiliar você a separar o joio do trigo:

Não fique apenas com a manchete, leia o conteúdo completo

É isso mesmo! Hoje em dia, no ritmo apressado das redes sociais, é cada vez mais comum que apenas as manchetes sejam lidas das notícias compartilhadas. Isso gera uma rede de desinformação em que frases fora do contexto são vendidas como a mais pura verdade.

Além do mais, vários veículos de notícias costumam usar manchetes chamativas. O objetivo é fisgar o leitor e atrair a atenção dele para o conteúdo postado.

Por isso é fundamental que, para driblar as fake news, leia sempre as notícias completas. Assim se torna possível ficar o máximo possível por dentro do assunto e não conhecê-lo apenas superficialmente.

Isso também evita que você compartilhe o conteúdo ou digite um comentário a respeito dele.

Fique atento para a URL e domínio do site

Algumas pessoas são tão meticulosas na hora de criar uma fake news que conseguem emular páginas com a marca de jornais conhecidos. Até mesmo o layout, as cores e a diagramação podem ser facilmente imitados.

Por isso, para evitar que você seja enganado, dê uma olhada na URL e no domínio do site. O domínio pode ser muito parecido ou ter sido sequestrado, o que no mundo cibercrime é chamado de cybersquatting.

Veja a autoria da matéria

Muitas fake news são produzidas por pessoas anônimas. Por isso, desconfie de um texto que traz informações de legitimidade duvidosa e que, ainda por cima, não traz o nome do autor.

Pesquise a notícia em fontes confiáveis

Uma manchete impactante aliada a um texto com informações escandalosas deixa o dedo de muita gente coçando, ávido para compartilhar aquele conteúdo chamativo.

Contudo, antes de compartilhar, digite a notícia no Google. Vale dar uma olhada em outros sites de notícias. O Google Notícias, por exemplo, disponibiliza notícias de vários veículos que possuem credibilidade.

Diante disso, você evita ser enganado e inibe ainda a propagação de notícias falsas.

Fake News é um dos males da modernidade

Logo no início das medidas de prevenção contra a pandemia, algumas pessoas receberam e compartilharam a notícia de que na Rússia, as autoridades liberaram leões nas ruas. O objetivo dos felinos era manter os habitantes dentro de casa.

Não foi necessário muito esforço para as pessoas descobrirem de que isso se tratava de mais uma fake news.

Infelizmente as fake news são produzidas em escala industrial, algumas – como a mencionada acima – são tão absurdas que logo são desmascaradas. O problema são aquelas capazes de enganar facilmente.

Além disso, até os negócios podem ser prejudicados pela propagação dos fake news. Portanto, na era digital, é necessário estar atento à qualidade do conteúdo que chega até nós.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.