Número de usuários do Twitch dispara e conteúdo fica cada vez mais diversificado

0
Fonte https://unsplash.com/photos/WSpXkq7PXsc

Criado no início da década passada para exibir competições de jogos, nos últimos anos o Twitch passou de uma plataforma de nicho com conteúdos bastante específicos para um dos maiores gigantes do streaming.

O número de usuários não para de crescer, o conteúdo disponível está cada vez mais diversificado e todos os dados indicam que o Twitch ocupará um espaço cada vez maior do território digital.

Números que não demonstram sinais de perder fôlego

Se no primeiro trimestre de 2020 o Twitch já havia quebrado recordes de audiência ao ultrapassar 3 bilhões de horas assistidas, no segundo trimestre os números aumentaram ainda mais e a plataforma quebrou não apenas esse recorde, mas diversos outros.

Segundo a edição mais recente do relatório da Stream Hatchet e da Streamlabs, o Twitch viu um aumento impressionante de 62,7% nas horas assistidas na comparação com o primeiro trimestre deste ano, chegando a inéditas 5 bilhões de horas assistidas no segundo trimestre.

O número representa um aumento anual de cerca de 83% e, somado à notícia de que a Microsoft encerrou o serviço de streaming Mixer, ajuda a colocar de vez a plataforma no topo do streaming, com uma participação de mercado robusta e confortável de mais de 67%.

Fonte https://unsplash.com/photos/DrL-cwqD6tM

Diversos conteúdos responsáveis por atrair novos usuários

Um dos principais fatores para a expansão do público nos últimos anos foi o esforço do Twitch em abraçar novos setores e mostrar que não é apenas para games. Além disso, desde 2016 a plataforma conta com uma assinatura premium, que integra os serviços da Amazon Prime no Brasil.

De acordo com Sara Clemens, chefe de operações do Twitch, a reformulação da plataforma não foi uma migração para longe dos jogos, mas sim uma expansão de fronteiras para possibilitar o desenvolvimento de novos talentos e os novos tipos de conteúdo que eles desejarem transmitir. Aparentemente, a ideia tem funcionado muito bem.

Um dos novos conteúdos que atraíram mais usuários para a plataforma é o de poker. A equipe OP-Poker, por exemplo, vem explorando as principais facetas do esporte da mente com todo tipo de transmissão relacionado ao jogo de cartas mais popular do mundo.

Comandado pelos streamers James Mackenzie, Eva Reberc e Nicholas Walsh, o canal oferece desde as melhores dicas e estratégias para vencer nas principais modalidades até partidas de poker tradicionais e em realidade virtual.

Além do poker e dos diversos canais atrelados a ele, nos últimos anos o Twitch também firmou acordos com ligas esportivas, incluindo as norte-americanas National Football League (NFL) de futebol americano e a National Basketball Association (NBA) de basquete, para transmitir jogos ao vivo pela plataforma.

A escolha tem sido um sucesso de público. Além das análises dos comentaristas durante o streaming, também é possível acompanhar os usuários comentando as partidas e interagindo com os profissionais ao vivo, mais um passo importante na aproximação entre os produtores e consumidores de conteúdo.

Lado criativo da plataforma também está em crescimento

Além dos esportes, as diversas seções para os criativos, também vêm conquistando cada vez mais espaço na plataforma ao longo dos últimos anos.

Uma das principais expoentes é a Dra. Pamela L. Gay. Astrônoma e apresentadora do renomado podcast Planetary Scientific Institute, a cientista lê diversos livros e pinta planetas durante suas sessões de streaming, levando os seus espectadores por uma jornada de relaxamento.

Outra seção para criativos que cresceu muito foi a de streaming de música e diversos nomes de destaque da música brasileira, como Marcelo D2, Fresno e Criolo, contam com canais na plataforma. Inclusive, o canal da cantora Pitty vai muito além da música. A cantora aproveita o espaço para discutir diversos temas contemporâneos relevantes, bem como dicas culturais e moda.

Futuro deve contar com conteúdo ainda mais diversificado

Considerando a expansão dos últimos anos, é possível afirmar que o futuro do Twitch deve contar com ainda mais streamers na próxima década. Com isso, a diversidade de conteúdo e a importância da plataforma só tendem a aumentar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.