Mortes por covid-19 no Brasil são 50% a mais do que apontam dados oficiais, calculam especialistas

0

O Brasil já acumula mais de 193 mil mortes por covid-19 desde o início da pandemia. Entretanto, cientistas, epidemiologistas e matemáticos calcularam que o número real de mortes no Brasil deve ser 50% maior. Essas mortes não teriam sido contabilizadas.




“Não basta informar o número final. Precisamos de uma transparência de como essas informações são coletadas para que tenhamos tranquilidade de que elas realmente representam a realidade que estamos vivendo. A gente só fica sabendo das coisas com atraso”, afirmou o cientista de dados Isaac Schrarstzhaupt, coordenador da Rede Análise Covid-19.

Na última segunda-feira (28), a Rússia admitiu que o número de mortes por covid-19 é três vezes maior do que as apontadas pelas estatísticas oficiais. O governo de Vladimir Putin contabilizava 55 mil óbitos. O Ministério da Saúde da Rússia agora aponta mais de 186 mil mortes por covid. Com o número, a Rússia seria o terceiro lugar no ranking de países com mais óbitos, atrás apenas do Brasil, que está em segundo, e dos Estados Unidos, que está em primeiro.

Nos últimos meses, Alemanha, China e Coreia do Sul corrigiram os cálculos e alteraram o número de óbitos que haviam sido divulgados até então. No número mais atualizado, o Brasil registrou já 193,8 mil óbitos e 7,61 milhões de casos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.