9 ensinamentos de Bernardinho que vão além da disciplina do esporte

Será mesmo que ele é tão bruto quanto parece na televisão? Veja a real personalidade de um dos nomes mais importantes do esporte nacional

0

Bernardo Rocha de Rezende, o Bernardinho, é uma lenda do esporte mundial. Ex-jogador e atual treinador de vôlei, fez sucesso principalmente com a seleção brasileira, comandando a categoria masculina e feminina.

Com as mulheres foram seis medalhas olímpicas seguidas, sendo dois ouros, duas pratas e dois bronzes. Com os homens, conquistou dois ouros Olímpicos, três Mundiais, duas Copas do Mundo e oito Ligas Mundiais.

Além de um excelente profissional como treinador, Bernardinho sempre se consolidou por toda a sua disciplina, deixando ensinamentos não apenas no esporte, mas para a vida toda. Inclusive, ele é o autor de um livro, “Transformando Suor em Ouro”.

Confira 09 lições de Bernardinho que vão além da disciplina esportiva, e que todos podem usar em suas vidas.

Para motivar pessoas é preciso conhecê-las

A motivação é fundamental em qualquer trabalho, seja no esporte ou não. Bernardinho sabe disso, pois contou com a prática para unir o elenco das seleções e clubes que dirigiu, sempre mantendo todos motivados.

“O líder não é apenas o capitão, como se imagina no esporte, mas aquele que dá o exemplo, seja treinando, jogando ou mesmo longe da quadra, o que contribui para o aprimoramento do time”.

Não fique apenas na sua zona de conforto

Como em tudo na vida, é necessário ter ousadia para crescer, não importa a sua profissão. Com Bernardinho não foi diferente, tendo um dos grandes marcos da sua carreira a mudança, buscando novos ares quando necessário e, sendo vencedor por onde passou.

“Sou um provedor de zona de desconforto”.

Porém, um passo de cada vez!

Mas, sair da zona de conforto não significa dar um passo maior que a sua perna. É necessário agir de acordo com o que se tem à disposição, buscando sempre o melhor no dia a dia. As pequenas tarefas também são importantes, pois sem elas, nunca chegará às grandes.

“Se você não for capaz de realizar as pequenas tarefas do seu dia, o que será das grandes tarefas?”.

Não abra mão da sua essência!

Cada pessoa deve manter a sua essência de vida, sem mudar por vontade de outras. Assim foi com Bernardinho, que sempre foi questionado sobre o motivo de não aceitar cargos políticos, já que tem muita influência.

“Em nossas pequenas transgressões, nós arrumamos justificativas, e isso é inaceitável”.

Nunca desista!

Muitas vezes o que diferencia o sucesso do insucesso é a persistência em jamais desistir dos seus objetivos. Bernardinho ressalta que desistir não pode ser uma hipótese, sendo um dos seus ensinamentos mais valiosos.

“A vida é uma luta permanente por objetivos. Eu sou treinador porque sempre acreditei numa coisa: na preparação. As pessoas precisam se preparar. A vontade de se preparar precisa ser maior do que a vontade de vencer, afinal, vencer todo mundo quer”.

Encare a pressão

A pressão é natural em qualquer local de trabalho. Porém, é necessário encarar a mesma e os desafios que ela traz, pois somente assim chegaremos nas vitórias.

“Os problemas que enfrento como treinador de equipes de alta performance são basicamente os mesmos que preocupam todas as pessoas no competitivo ambiente profissional, como, por exemplo, encarar desafios e pressões e trilhar os caminhos da vitória”.

Busque o sucesso ao longo prazo

O sucesso não é ter algo do dia para noite e depois perder, mas sim conquistar dia após dia, e então lá na frente ter algo concreto, seja no emprego ou onde buscar crescimento. Persista, insista e produza pensando em um futuro melhor lá na frente.

“Para mim, sucesso é consistência em performance de excelência, é produzir resultados ao longo do tempo”.

Determinação é uma palavra chave

“Para que o talento não se transforme em frustração, é preciso determinação e execução”. Essa frase de Bernardinho deve ser levada para toda a vida, afinal, não adianta ficar esperando as coisas mudarem do dia para a noite, é necessário ter muita determinação para que as suas realizações aconteçam, e os seus sonhos não sejam frustrados.

Após uma vitória, busque a próxima!

Sempre siga em frente. Esse é um dos maiores ensinamentos de Bernardinho, que nunca se acomodou com o sucesso.

“Dia seguinte à vitória, acabou. Você tem que voltar aos treinos, ralar, e às vezes aquele grupo com o qual você venceu, não existirá mais. É um novo time, uma nova seleção, então é efêmero mesmo, pois acaba. E você tem sempre que seguir em frente”. Que tal pegar esse incentivo e aproveitar para brincar com apostas esportivas na internet? Veja como a KTO é confiável dando um Google e divirta-se!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.