Governo impõe sigilo de 100 anos sobre cartão de vacinação de Bolsonaro; Justiça pede explicação

0

O Palácio do Planalto decidiu que a carteira de vacinação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) terá sigilo de até cem anos. Ou seja, a população brasileira não terá acesso sobre qualquer informação a respeito de doses de vacina que o presidente receber. A decisão foi divulgada pelo colunista Guilherme Amado, da Época, após pedido por meio da Lei de Acesso à Informação.




A Presidência afirma que o cartão de vacinação possui dados que “dizem respeito à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem” de Bolsonaro. O presidente é critico às vacinas e alegou que não irá se imunizar contra a covid-19, apesar de proibir que a população tenha acesso a essa informação.

A assessoria de imprensa citou o artigo 31 da Lei de Acesso à Informação (LAI), que afirma que o “tratamento das informações pessoais deve ser feito de forma transparente e com respeito à intimidade, vida privada, honra e imagem das pessoas, bem como às liberdades e garantias individuais”. “As informações pessoais, a que se refere este artigo, terão seu acesso restrito, Independentemente da classificação de sigilo e pelo prazo máximo de 100 (cem) anos a contar da sua data de produção, a agentes públicos legalmente autorizados e à pessoa a que elas se referirem”, disse a assessoria.

Justiça pede explicação

A Justiça Federal deu o prazo de 72 horas para que a União justifique o motivo do sigilo de até 100 anos sobre o cartão de vacinação de Bolsonaro. A decisão foi da juíza federal Adverci Rates Mandes de Abreu e foi feito a pedido da deputada Gleisi Hoffmann, presidente do Partido dos Trabalhadores (PT).

Bolsonaro contraiu o vírus em julho. Ele fez exames nos meses anteriores para detecção, mas se recusou a mostrá-los para a população. No dia 13 de maio, os resultados dos exames foram divulgados após determinação do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.