Enem 2020: Que horas abrem os portões? É obrigatório usar máscara e álcool em gel?

0

Neste domingo (17), acontece o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Entre as principais dúvidas entre quem irá fazer a prova estão a roupa que pode ser usada, horários dos portões e questões que surgiram durante a pandemia, como uso de máscara e álcool em gel.




A prova deve ser feita com qual material?

Tanto a redação quanto as questão de marcar alternativas devem ser respondidas com caneta esferográfica preta, feita em material transparente. Lápis, régua, borracha, lapiseira e corretivo não podem ser usados. Esses materiais devem ser guardados em envelope porta-objetos, disponibilizado pela organização da prova de cada candidato.

Como confirmar a participação?

Para confirmar a participação, é necessário apresentar documento original válido e com foto ao fiscal que fará a checagem antes da entrada na sala de aula. Neste momento, será necessário abaixar a máscara de proteção, para confirmar sua identificação. Lembre-se: a máscara deve ser retirada sem tocar na parte da frente e as mãos devem ser higienizadas logo em seguida.

Quem perdeu o RG pode fazer o Enem?

Quem perdeu o RG deve levar outro documento válido e com foto, como Carteira de Trabalho ou CNH, ou levar boletim de ocorrência confirmando a perda ou roubo. No caso de estrangeiros, é possível levar a Carteira de Registro Nacional Migratório ou documento provisório do registro. Os documentos levados ao Enem devem estar legíveis e o boletim de ocorrência precisa ter sido feito por pelo menos 90 dias de antecedência. Não é permitido levar cópias dos documentos, nem autenticadas.

Posso levar bolsa e celular?

Nos editais do Enem, não está proibido levar bolsas e mochilas, mas não é permitido mexer nelas durante a prova. O celular também pode ser levado, mas deve ser desligado e colocado no envelope porta-objetos. É importante não deixar no silencioso ou ligado, pois se o aparelho emitir algum som, você será eliminado. Aparelhos como tablets, fones de ouvido e smartwatches.

Alguma peça de roupa é proibida?

Não é permitido fazer o Enem com peças de chapelaria, como gorros, bonés e chapéus. Óculos escuros também não são permitidos.

Que horas os portões são abertos? E fechados?

Os portões do Enem abrem às 11h30, horário de Brasília, nos dois dias de prova. Eles fecham às 13h. A prova começa às 13h30.

É obrigatório usar máscara? E álcool em gel?

A máscara deve ser usada dentro e fora das salas de aula. Quem não respeitar essa regra será eliminado. É recomendado levar máscaras reservas, como precaução. O álcool em gel será disponibilizado nas salas de aula, mas também é recomendado que cada aluno leve o seu.




E se eu apresentar sintomas de covid?

É recomendado, nesse caso, não fazer a prova. O mesmo vale para outras doenças infectocontagiosas. No caso de sintomas de covid, deve ser comunicado ao Inep pela Página do Participante um dia antes da prova. O caso será analisado e será possível fazer a reaplicação do Enem. Quem teve problemas como esses poderá fazer a prova nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Se os sintomas aparecerem na véspera ou dia da prova, é necessário entrar em contato com o Inep pelo número 0800-616161.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.