Controle de ponto online facilita a vida da área de RH e ainda dá segurança aos colaboradores

45% das empresas manterão o teletrabalho após a pandemia. Nesse novo cenário, contar com um controle de ponto eficaz é uma necessidade e uma questão de segurança e otimização de processos

0

As empresas, que, até março de 2020, contavam com um sistema de ponto físico, diante da necessidade do home office, viram-se sem alternativas para lidar com os processos burocráticos que envolvem o cálculo da jornada de trabalho dos seus funcionários.

Gestores, empresários e profissionais de RH passaram a enfrentar uma série de desafios para reacomodar os colaboradores nesse novo contexto. Todo processo de crise acaba impulsionando ainda mais os avanços tecnológicos.

E foi justamente a busca por tecnologia que colocou em evidência as empresas que oferecem sistema de marcação de ponto online. O que já era uma tendência passou a ser uma necessidade e uma opção segura para organizações e colaboradores.

Modernização e segurança

Um levantamento realizado pela SalesForce revelou que, no Brasil, em média, 57% dos colaboradores que trabalharam remotamente em 2020 desejam se manter nesse sistema após a pandemia.

Ao que tudo indica, o home office, que já vinha ganhando força, será o principal modelo de trabalho nos próximos anos. Essa mudança implica em modernização de processos e, principalmente, medidas seguras e eficazes de controle de jornada do colaborador.

O controle de ponto online é um importante aliado desse novo contexto. O método surgiu para facilitar a rotina do RH, cumprir a legislação que versa sobre a obrigatoriedade do controle e, principalmente, oferecer mais segurança aos funcionários.

Reorganização do RH com o controle de ponto online

Segundo estudo da Cushmam&Wakefield, 45% das empresas que participaram de uma pesquisa realizada por esta instituição de consultoria reduzirão o espaço físico. A justificativa para essa medida é a adoção do teletrabalho.

Isso implica na reorganização de rotinas e processos de RH e na adoção de um controle de ponto online que realmente esteja de acordo com as necessidades de cada organização.

Esse método oferece um sistema de qualidade totalmente digital. Por meio de uma plataforma personalizada, ele permite que os colaboradores registrem o ponto pelo celular ou notebook.

O gestor de RH pode acompanhar em tempo real as marcações de cada funcionário e avaliar atrasos, ausências, pausas para almoço, entre outras ações relacionadas a cálculos.

A automatização dessas atividades facilita processos burocráticos e permite que o RH crie ações que visam a melhoria da comunicação organizacional, por exemplo. Isso sem contar que o ponto online emite relatórios personalizados.

Por meio destes, é possível avaliar desempenho, produtividade, integração de equipe e mais uma série de métricas que auxiliam na retenção de talentos e tomadas de decisões mais assertivas em relação a demissões e reacomodação de colaboradores.

Segurança e transparência para colaboradores

O ponto online é um método seguro por diversas razões. Uma delas é a tecnologia criada especialmente para impedir fraudes. Ela faz com que os dados sejam armazenados de forma precisa, o que bloqueia tentativas de burlar o sistema.

A segunda razão que justifica que o ponto online é seguro para o colaborador é o uso de criptografia. Esse mecanismo de codificação que tem como base algoritmos é capaz de proteger os registros e impedir alterações no sistema.

O ponto online é seguro porque também conta com sistemas de reconhecimento facial e biométrico. Estes diferenciais implicam no compartilhamento de informações detalhadas e precisas.

Por fim, a segurança desse método é justificada pelo armazenamento em nuvem. Os dados do colaborador ficam gravados e protegidos, mesmo que o dispositivo usado para a marcação de ponto apresente falhas.

De acordo com as informações compartilhadas neste artigo, o controle de ponto online é a solução mais segura e viável para organizações e colaboradores. Na hora de aderir a esse método, é fundamental focar em uma empresa expertise nesse segmento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.