Via Rápida bolsa-auxílio 2021: veja como fazer a inscrição

0

Estão abertas as inscrições para interessados em concorrer a uma vaga no programa Via Rápida bolsa-auxílio 2021. Os selecionados receberão bolsa trabalho no valor aproximado de R$ 210.



O Via Rápida é um programa do Governo do Estado de São Paulo, que oferece cursos gratuitos em diversas áreas. Neste ano, os inscritos no Via Rápida bolsa-auxílio 2021 que se enquadrarem nos requisitos contarão com ajuda de custo para realizar a qualificação profissional. Há cursos online e presenciais.

Quem pode participar do Via Rápida bolsa-auxílio 2021?

Todas as pessoas podem fazer a inscrição nos cursos gratuitos do programa, desde que se enquadrem no pré-requisito do curso pleiteado. Entretanto, para participar do Via Rápida bolsa-auxílio 2021 é preciso atender aos seguintes pré-requisitos:

  • Ser maior de 16 anos;
  • Ser alfabetizados;
  • Morar no Estado de São Paulo;
  • Estar desempregado;
  • Atender aos requisitos de escolaridade ou condição especial fixada para determinado curso, matriculados nos cursos de qualificação profissional oferecidos nos formatos: presencial, semipresencial e remoto (curso online com aulas ao vivo e professor).

O pagamento da bolsa-auxílio será realizado após a aferição de frequência no 10º dia de aula e pode ser feito, inclusive, após o término do curso. Após a disponibilização da bolsa-auxílio, a quantia vai ficar à disposição do estudante por 30 dias. Além disso, não poderão receber o valor em dinheiro as pessoas que:

  • Sejam beneficiárias de seguro-desemprego ou previdenciário;
  • Possuam mais de 5 ausências no curso, até o dia da 10ª aula;
  • Sejam beneficiárias dos programas sociais instituídos pela Lei n° 14.512/2011 ou de bolsa-auxílio de outros programas de qualificação profissional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, durante a realização do curso oferecido pelo Via Rápida.

Como fazer a inscrição no Via Rápida bolsa-auxílio 2021 e quais os cursos disponíveis?

Para saber os cursos abertos em sua cidade acesse o site http://www.viarapida.sp.gov.br/onde-estudar. Depois, clique em “selecione um município”, que fica ao lado direito.

Em “Pesquisar”, na parte superior da tela, digite o nome da cidade na qual você mora. Ela aparecerá abaixo. Clique no círculo ao lado dela. Pronto, a lista de cursos do Via Rápida bolsa-auxílio 2021 disponíveis no município vai aparecer.

Clique em cima do nome do curso que você tem interesse e depois em “Inscreva-se”. Caso já seja cadastrado, digite o login e a senha. Se não for, cadastre-se em http://www.viarapida.sp.gov.br/usuario/form.



Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.