4 dicas para encontrar a profissão certa

0

Escolher a profissão certa não é uma tarefa tão simples quanto gostaríamos. Antes de mais nada, precisamos nos conhecer bem para sabermos o que gostamos, e depois precisamos tomar uma decisão específica dentro das nossas áreas de interesse.

Como sabemos, o conhecimento de nós mesmos é uma das missões mais difíceis. Muitas pessoas vivem sem saberem quem são de verdade. É preciso muito trabalho para chegarmos a um nível de autoconhecimento bom, e a maioria das pessoas não o faz.

Quando temos de escolher uma carreira, somos ainda muito novos, o que dificulta ainda mais a tarefa. O nosso nível de autoconhecimento é ainda muito baixo, o que faz com que a probabilidade de escolhermos uma profissão errada seja mais alta.

Nesse sentido, é preciso usar todas as estratégias possíveis para encontrarmos a profissão ideal para nós, mesmo que ainda não saibamos bem quem somos, ou o que gostamos.

E é isso que veremos de seguida.

Como encontrar a profissão certa?

Escolher uma profissão é, com toda a certeza, uma das nossas missões de vida. Sendo uma tarefa tão difícil, devemos fazer de tudo para chegar a uma resposta o quanto antes, até porque é do nosso futuro que falamos.

Por isso, aqui reunimos as estratégias mais importantes para encontrarmos a carreira mais adequada para o nosso perfil.

Vejamos!

1 – Conhecer várias profissões

O conhecimento é a nossa maior arma na hora de escolher uma carreira. Afinal de contas, como vamos saber se uma profissão é ideal para nós se não temos ideia do que existe para além dela?

É normal que tenhamos maior afinidade numa primeira instância pelas profissões seguidas por nossos pais, avós e amigos próximos, até porque é essa a realidade que conhecemos.

No entanto, o mundo tem muito mais a nos oferecer no que diz respeito à vida profissional. São milhares e milhares de hipóteses, e nós só nos fixamos em pouco mais de uma dezena.

Portanto, o primeiro passo a seguir é conhecer mais profissões. A internet veio dar uma grande ajuda nesse passo. Atualmente encontra informações bem completas sobre diversas profissões, como no site Guia das Profissões.

Nesse site encontra centenas de profissões, com explicações bem completas sobre o que fazem no seu dia a dia de trabalho, quais as funções que têm de desempenhar, as saídas no mercado de trabalho e o que precisa estudar para seguir a carreira.

Sem dúvida, essa deve ser a sua primeira paragem, e podemos dizer que é quase uma paragem obrigatória!

2 – Testes vocacionais

Os testes vocacionais também podem ser uma grande ajuda na escolha de uma área profissional ou de uma profissão. Estes testes vão avaliar quais os seus traços de personalidade dominantes, assim como os seus gostos pessoais, dando uma resposta clara sobre a área de atuação no mercado de trabalho mais adequada.

Por exemplo, se alguém é introvertido, uma profissão que exija o contato com o público não é uma boa escolha. Pelo contrário, o atendimento ao público é uma excelente escolha para pessoas comunicativas.

Esse é apenas um exemplo, olhando para uma característica pessoal. Quando somamos vários traços de personalidade e interesse, conseguimos ter uma perspectiva melhor sobre as profissões mais adequadas.

Se ainda não fez o seu teste vocacional, vale a pena fazer.

3 – Conheça a realidade da profissão

Se já tem uma profissão em mente, então está na hora de conhecer a realidade. A verdade é que muitos de nós tem uma ideia errada do dia a dia de um profissional.

Criamos quase que uma imagem romantizada de certas profissões, principalmente se é uma carreira que sonhamos desde crianças, ou se é uma profissão muito mediatizada, como a de médico, por exemplo.

Portanto, o passo seguinte é conhecer de perto como é o trabalho dos profissionais que atuam na área que escolhemos. O ideal é tentar ajuda com pessoas que já estão no mercado de trabalho.

Faça perguntas sobre tudo, o que gostam, o que não gostam, se existe algum tipo de arrependimento, ou sobre ambições profissionais futuras. Todas essas informações serão úteis para avaliar se essa é a profissão certa, ou não.

Se tiver oportunidade, passe alguns dias acompanhando o trabalho do profissional. Sabemos que é algo difícil, pois precisamos de autorização superior para estar no espaço. Mas se surgir essa oportunidade, agarre com todas as suas forças!

4 – Não ceda a pressões

Muitas vezes, os jovens escolhem uma faculdade ou uma profissão por pressão externa, principalmente por parte dos pais e familiares. Por exemplo, se existem médicos na família, todos estão esperando que siga essa mesma profissão. O mesmo acontece com advogados, jornalistas, artistas, entre tantas outras.

No entanto, devemos sempre ter em mente que é o nosso futuro que está em jogo. Passar horas e horas num trabalho que não nos dá prazer e onde não nos sentimos realizados, vai tornar-nos pessoas amarguradas e, pior ainda, maus profissionais.

O gosto pela profissão é imprescindível para fazermos um bom trabalho. Nesse sentido, a escolha de uma carreira deve ser feita sempre de acordo com os nossos gostos pessoais, os nossos interesses e a nossa personalidade.

Portanto, não deixe que a opinião dos outros determine o seu futuro. Tire o seu tempo para avaliar todas as opções e faça a sua escolha.

Conclusão

A escolha da profissão é uma das tarefas mais difíceis em nossa vida. Ela deve ser feita com muita cautela, pois é determinante para o nosso futuro. Mas também não devemos colocar nessa escolha pressão em excesso.

Existe sempre a oportunidade de mudar de faculdade e de carreira, independentemente da nossa idade e formação. Nós mudamos com o tempo também, o que faz com que uma profissão seja perfeita hoje, mas daqui a 10 anos não faz mais sentido.

Então, mantenha o espírito calmo para escolher uma carreira sem grandes pressões internas e externas.

Conhecer várias profissões pode ajudar bastante a tomar uma decisão, mas viver de perto a experiência pode ser determinante. Se tiver essa oportunidade, aproveite!

Esperamos ter ajudado e desejamos-lhe muito sucesso nessa jornada!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.