Trabalhar no exterior: quais são os principais requisitos?
Trabalhar no exterior é o sonho de muita gente. Alguns querem apenas sair, ter um rendimento maior, juntar dinheiro e voltar. Já outros pretendem fixar residência em outros países. Isso, sem contar que há pessoas que optam por trabalhar e estudar, para se aprimorar na fluência de outro idioma e ainda aprender sobre a cultura local.
Seja qual for o caso, é preciso considerar que, assim como acontece no Brasil, trabalhar no exterior também requer preparação. Afinal, além da qualificação profissional, você precisará saber se comunicar no país de destino.
Para isso, saber um segundo idioma, quase sempre, é essencial. Veja o que você precisa para trabalhar no exterior e confira algumas dicas que devem ser consideradas antes de tentar!
O que é necessário para trabalhar no exterior?
Claro que cada país tem as suas exigências para receber quem quer trabalhar no exterior. Entretanto, alguns requisitos são exigidos em quase todos. Conheça os principais e comece a se preparar!
Visto de trabalho para trabalhar no exterior
Uma das exigências para trabalhar em outro país é conseguir o visto de trabalho. É isso mesmo! Não adianta ter um visto de turista e tentar ficar mais tempo por lá, pois você não poderá permanecer no país trabalhando.
Afinal, é preciso estar regulamentado para ocupar um posto em uma empresa. Por isso, se conseguir uma vaga, entre logo com a solicitação de visto de trabalho. Em alguns países esse visto poderá ser solicitado quando você já estiver no destino. Já em outros, é preciso fazer a solicitação antes da viagem para trabalhar no exterior.
Por outro lado, quando você faz tudo certinho e consegue o visto certo, vai poder atuar em qualquer cidade do país de destino. Assim, vamos supor que você consiga um emprego e tenha que desempenhar a sua função em mais de uma cidade ou que viajar a trabalho, por exemplo, não terá problemas com a documentação.
No geral, o visto de trabalho exige vários documentos e é intermediado pelo consulado. Se a sua intenção for trabalhar nos Estados Unidos, por exemplo, a empresa que for te contratar precisa protocolar uma petição junto ao USCIS ( United States Citizenship and Immigration Service). Só quando ela for aprovada você estará regulamentado.
Teste de proficiência adequado
Às vezes, a pessoa está tão empolgada em trabalhar no exterior que não se preocupa com um ponto essencial: o idioma. Antes de sair preparando as malas, identifique o idioma do país de destino. Depois, caso seja fluente, pesquise quais são os testes de proficiência exigidos. Afinal, é por meio deles que você terá como comprovar que está pronto para morar e trabalhar no país.
Diplomas e certificados são muito importantes
Assim como acontece no Brasil, quem quer trabalhar no exterior precisa estar capacitado para a função. Vamos supor, por exemplo, que você seja graduado e queira atuar na sua área no país de destino. Antes de embarcar, precisará ver se o seu diploma é válido lá. No geral, é feita uma avaliação pelo órgão competente, para definir se você pode ou não trabalhar no exterior nessa área.
Por isso, separe todos os documentos que comprovem as suas habilidades. Diplomas, certificados e até documentos que comprovem tempo de serviço são interessantes.
Dicas para quem quer trabalhar no exterior
- Pesquise sobre o país: antes de pensar em trabalhar no exterior, é melhor conhecer o país pretendido e sua cultura. Leia bastante para ter a certeza de que é o local certo para você;
- Identifique a melhor maneira de ingressar no mercado de trabalho: você pode tanto enviar currículo, como pleitear uma promoção na empresa em que atua, por exemplo. Além disso, pode trabalhar no exterior durante um intercâmbio. Escolha a melhor maneira para você;
- Faça um bom planejamento: além da documentação para trabalhar no exterior, é preciso preparar-se financeiramente. Veja isso com antecedência para que tudo dê certo;
- Fique atento aos documentos: veja tudo o que o país requer, para aceitar pessoas que querem trabalhar no exterior, com antecedência. Dessa forma, evitará problemas com documentação em cima da hora;
- Considere a parte sanitária: alguns países podem exigir vacinas em dia como a da Covid-19 e da Febre amarela. Verifique com antecedência;
- Preparar-se psicologicamente: por mais divertido que seja morar e trabalhar no exterior, é sempre uma grande mudança na vida. Esteja pronto para ficar longe de quem ama por um certo tempo.
Gostou das dicas? Você pretende se mudar para qual país para se mudar para o exterior? Conte pra gente nos comentários!