Por que a vitamina C se tornou um elemento essencial de beleza e cuidados com a pele?

0

Nos últimos anos surgiram muitas informações sobre a vitamina C e as suas múltiplas propriedades dermatológicas. Sua aplicação regular está entre os tratamentos mais importantes para a beleza e os cuidados com a pele. Mas por que suas propriedades são tão benéficas?

A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é um dos antioxidantes mais poderosos que existe. Com o envelhecimento, os níveis de vitamina C reduzem naturalmente, pois a pele é exposta aos danos causados pelo sol, poluição e outros estressores ambientais, fazendo com que perca a luminosidade e a elasticidade.

De máscaras faciais e hidratantes a vitamina para cabelos e unhas, as fórmulas com vitamina C, quando adicionadas à rotina de cuidados de beleza, podem ajudar a manter a aparência jovem, potencializando a produção de colágeno e de proteínas (elastina) que devolvem o brilho e a elasticidade natural à pele, unificam seu tom, restauram a vitalidade dos cabelos e fortalece as unhas.

Como age a vitamina C na pele?

Para entender como a vitamina C age, primeiro é preciso saber como os radicais livres danificam a pele. Existem três tipos de radicais livres, mas os que mais preocupam são as espécies que reagem ao oxigênio (também chamados de “ROS”, sigla em inglês para Reactive Oxigen Species).

Em níveis normais, os radicais livres não causam problemas, pelo contrário, eles cumprem funções biológicas importantes. Mas as pessoas estão expostas o tempo todo à poluição, luz solar ultravioleta, fumaça de cigarro e, sobretudo, situações estressantes. Essa exposição excessiva aumenta a produção de radicais livres, causando o estresse oxidativo, uma das principais causas de danos celulares.

Os efeitos dos ROS podem ser sentidos na pele – literalmente – e são avassaladores. Eles são capazes de danificar a derme e alterar o DNA, a barreira de umidade, a cor e a textura da pele e o funcionamento celular.
A vitamina C é um ingrediente de cuidado da pele impressionante, que se mostra eficaz nas seguintes áreas:

Protege contra estressores ambientais

Como antioxidante, uma das principais funções da vitamina C é proteger a pele. Processos celulares de envelhecimento, bem como agressores ambientais como luz ultravioleta e poluição, criam radicais livres. Essas moléculas inerentemente instáveis causam o desgaste da pele, rugas e até câncer. Ao eliminar esses radicais livres, a vitamina C protege a pele, melhorando os sinais visíveis de envelhecimento e mantendo-a saudável.

Promove a produção de colágeno

A vitamina C desempenha um papel importante na síntese de colágeno. O colágeno dá sustentação e estrutura à pele, mantendo-a firme e jovem, e tem o potencial de engrossar a derme, diminuindo linhas finas à medida que se degrada com a idade.

Elimina manchas escuras

A vitamina C inibe a produção de melanina na pele, bloqueando a via de síntese de pigmentos, o que ajuda a clarear a hiperpigmentação e manchas marrons, uniformizar o tom da pele e aumentar o seu brilho.

Benefícios da vitamina C para os cabelos as unhas

A vitamina C também traz benefícios para o cabelo e unhas. Como é essencial para a produção de colágeno, proteína que dá forma, força e integridade a muitos tecidos, é o alicerce das unhas e cabelos.

A vitamina C também ajuda o corpo a absorver o ferro não-heme, um mineral necessário para o crescimento dos fios. Para ver esses benefícios recomenda-se obter níveis adequados de vitamina C por meio da dieta, com alimentos ricos em antioxidantes, ou em suplementos vitamínicos.

Serums com vitamina C para o rosto

Alguns estudos mostram resultados promissores sobre a aplicação da vitamina C nutricional diretamente na pele. Um serum de vitamina C é um produto para o cuidado facial feito para fornecer uma alta dose de vitamina C. Como outros serums para o rosto, a derme absorve a vitamina C rapidamente minimizando os efeitos do envelhecimento e danos à pele causados por fatores externos.

Um tópico que também é altamente debatido quando se trata de vitamina C é a melhor hora do dia para sua aplicação. Enquanto alguns argumentam que a manhã é melhor para proteger a pele, outros são a favor da noite, quando a vitamina C está mais esgotada. Mas a consistência em usá-la é o mais importante, quer seja aplicada pela manhã, antes de dormir ou até em dias alternados, após a limpeza da pele.

A melhor parte? Ao contrário de alguns outros ingredientes de cuidados com a pele, a vitamina C não vem com uma longa lista de precauções. A vitamina C é geralmente segura, suave e eficaz quando usada no cuidado da pele.

Mitos e verdades sobre a vitamina C

  • A vitamina C sofre oxidação. Verdadeiro.

Embora existam várias formas de vitamina C, uma das mais utilizadas é o ácido L-ascórbico, muito eficaz, mas bastante instável e sensível à luz. Oxida-se rapidamente e por isso deve ser protegido em frasco opaco.

  • A vitamina C mancha a pele. Falso.

A vitamina C não causa manchas na pele, pelo contrário, ajuda a corrigir e equalizar o tom. Sim, é aconselhável complementar os cuidados usando um bom esfoliante para manter os poros bem limpos, uma vez por semana, e usar protetor solar diariamente.

  • No verão não é recomendado usar vitamina C. Falso.

É verdade que a vitamina C oxida em contato com a luz solar e as altas temperaturas, mas aplicada na pele não causa manchas e por isso pode ser usada no verão. É, na verdade, um dos melhores produtos para o dia a dia, complementando com protetor solar. Este tratamento ajuda a prevenir o envelhecimento precoce causado pelo estresse oxidativo resultante dos raios solares.

  • A vitamina C não pode ser misturada com vitamina B3 (niacinamida). Verdadeiro.

É preferível utilizar os dois elementos em diferentes rotinas para evitar reações alérgicas e vermelhidão, especialmente em peles sensíveis. Já no caso de suplementação com vitamina E (tocoferol) a vitamina C pode dobrar a ação antioxidante, portanto, podem ser usadas em conjunto.

  • A vitamina C protege do sol. Falso.

A vitamina C não contém filtros solares, portanto não protege dos danos diretos do sol, mas é um antioxidante ativo que previne o estresse oxidativo causado pelos radicais livres do sol, poluição, estresse, etc. Deve sempre ser combinada com um filtro solar de alta proteção.

Quais alimentos fornecem vitamina C?

A vitamina C é encontrada em frutas cítricas, frutas vermelhas, tomates, pimentões, brócolis e espinafre, para citar alguns exemplos. Alguns alimentos e bebidas são fortificados com vitamina C. Para descobrir se a vitamina C foi adicionada a um produto alimentar, verifique os rótulos dos produtos.

O conteúdo de vitamina C dos alimentos pode ser reduzido pelo armazenamento prolongado e pelo cozimento. Cozinhar no vapor ou no micro-ondas pode diminuir as perdas. Felizmente, muitas das melhores fontes alimentares de vitamina C, como frutas e vegetais, geralmente são ingeridas cruas.

A vitamina C também está disponível como suplemento dietético, normalmente na forma de cápsulas e comprimidos efervescentes ou mastigáveis. A maioria dos multivitamínicos contém vitamina C, geralmente em forma de ácido ascórbico, em combinação com outros nutrientes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.