Criação de conteúdo para marketing ou redes sociais: O que é e benefícios

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O marketing de conteúdo tem como foco criar e distribuir conteúdos relevantes, seja em artigos, e-books ou publicações nas redes sociais, sem que a marca seja explicitamente promovida. Ou seja, ajuda o público-alvo em algo que eles precisam ao mesmo tempo em que faz a empresa virar autoridade no assunto.

O objetivo é informar o público-alvo para tornar a marca referência e atrai-los. O conteúdo é útil, passa a mensagem certa ao público certo, no momento certo. E a estratégia se divide em cinco fases.

  • Planejamento: Inicialmente, o planejamento organiza quem é responsável pelas tarefas e como as metas serão atingidas;
  • Criação da persona: Quando a persona é criada, os conteúdos podem ser feitos com maior facilidade, já que fica claro para quem eles serão direcionados;
  • Criação de conteúdo: O conteúdo pode ter os mais diversos formatos, devendo fazer sentido para o público que se deseja alcançar. Ele pode ser feito por meio de blog post, e-book, post em redes sociais, e-mail, vídeo etc.
  • Distribuição: Após a criação do conteúdo, é importante promovê-los nos canais em que a persona se encontra;
  • Mensuração de resultados: Para se certificar de que o marketing de conteúdo está funcionando, é necessário analisar e mensurar os resultados em tráfego e interações.

Criação de conteúdo em vídeo

O marketing de conteúdo em vídeo é uma das principais tendências atualmente. Entre as principais vantagens de utilizar vídeos na criação de conteúdo está a geração de tráfego para o site da empresa, melhorando o posicionamento em mecanismos de busca de maneira orgânica, além da construção de presença nas redes sociais.

Vídeos também ajudam a atingir novos públicos e também a rede atual de contatos, já que pode incluir reviews, serviços, tutoriais, produtos e outros itens, colocando a empresa em evidência. Também auxilia a empresa a virar referência e autoridade em seu segmento e transforma potencial público em clientes.

O poder do vídeo

De acordo com a Renderforest, 81% dos usuários preferem assistir vídeos sobre um produto do que ler sobre ele. Os vídeos demonstrativos são os preferidos; a maioria dos pesquisados acredita que eles ajudam a entender melhor o funcionamento do produto ou serviço.

Já de acordo com estatística da Rock Content, produções audiovisuais despertam maior interesse de 68,2% do público, por tornar o conteúdo mais atrativo e menos cansativo. Por fim, de acordo com pesquisa feita pela Hubspot, 88% dos profissionais de marketing de todo o mundo afirmam que vídeo é o tipo de conteúdo com melhor ROI (Retorno Sobre Investimento).

Com todas essas estatísticas, a criação de conteúdo em vídeo não é apenas um diferencial, como uma obrigação atualmente. Trata-se de um conteúdo de fácil consumo, com grande poder de viralização e aumento do tráfego orgânico.

Para trabalhar com a edição de vídeo para uma campanha de marketing e deixar a comunicação interna ou externa mais dinâmica e eficaz, é importante ter acesso a um bom programa de edição. E, para facilitar essa tarefa, atualmente já é possível fazer uso de um editor de vídeo online para uma criação de conteúdo relevante para o negócio.

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