Biblioteca antiga? Veja as vantagens de mudar para a digital

0

A sua instituição tem uma biblioteca antiga? Se você quer incentivar a pesquisa e a leitura em sua instituição de ensino superior, precisa modernizá-la. Afinal, os alunos não têm interesse em conteúdo que está desatualizado.



Isso, sem contar que, muitas vezes, as pessoas preferem poder acessar o conteúdo de maneira digital. Assim, estejam em casa ou até em outra cidade, podem encontrar o livro virtual necessário, ler e encontrar tudo o que precisam. Se a sua instituição ainda não oferece isso e tem apenas uma biblioteca antiga, é hora de modernizar!

A biblioteca digital tem tudo o que você precisa para estimular a prática de leitura e oferecer o que há de melhor para os seus estudantes. Confira os benefícios de contratá-la!

Dê adeus à biblioteca antiga com uma biblioteca digital

A biblioteca digital é o que há de mais moderno e, atualmente, também acaba se adaptando melhor à rotina das pessoas. Afinal, muitas vezes, elas só têm tempo de parar para estudar à noite ou aos finais de semana. Para isso, precisam ter o melhor recurso em suas mãos.

Quando a instituição deixa a biblioteca antiga e foca em modernizá-la, consegue oferecer o que há de melhor em conteúdo virtual. Esse é apenas um dos benefícios de modernizar. Veja as vantagens que uma biblioteca digital pode oferecer para a sua instituição!

Acessibilidade a qualquer hora de qualquer lugar

O primeiro benefício de deixar a biblioteca antiga e optar pela digital é a facilidade que vai oferecer aos estudantes de graduação. Não importa se eles estão tendo ensino remoto ou presencial. As milhares de obras estarão ao alcance das mãos. Isso gera diversos benefícios como, por exemplo:

  • Flexibilidade de horário para acessar um livro novo;
  • Possibilidade de ter acesso ao acervo de qualquer lugar;
  • Mais de um aluno consegue acessar a mesma obra ao mesmo tempo;
  • Maior autonomia na hora de estudar e pesquisar;
  • Possibilita que o professor indique obras, que estejam na biblioteca digital, para que todos os alunos trabalhem com ela.

Acervo digital atualizado

Outra vantagem que a biblioteca antiga não tem, mas que a digital pode oferecer é conteúdo novo e atualizado. Como você bem sabe, mesmo os melhores livros podem ficar desatualizados em poucos anos. Afinal, a ciência caminha rapidamente e tem sempre novas descobertas para compartilhar.

Só que a reposição de livros físicos é difícil e sai caro. Quando a instituição tenta fazer isso anualmente, acaba tendo um grande custo, que nem sempre compensa. Já quando não faz, fica com a biblioteca antiga. Contudo, quem tem a biblioteca virtual conta sempre com exemplares novos e atualizados, disponíveis para os estudantes.

Pode ser acessada de qualquer dispositivo com internet

A plataforma da biblioteca virtual pode ser acessada de qualquer dispositivo com internet. Elaborada em modelo responsivo, se adéqua aos mais diferentes tamanhos de tela. Dessa forma, permite que o estudante acesse em um computador, tablet ou qualquer outro equipamento.

Fácil de ser usada

Além de deixar exemplares variados ao alcance das mãos, que deixa de lado a biblioteca antiga e opta por adquirir a biblioteca digital, não precisa se preocupar com possíveis dificuldades que os alunos possam ter.

A interface é simples e o uso é praticamente intuitivo. Além disso, ela também se preocupa com a acessibilidade de pessoas com deficiência. Assim, ao contratar com a biblioteca virtual a sua empresa também estará promovendo a inclusão.

Sistema de busca avançada

Enquanto na biblioteca antiga, muitas vezes, o estudante precisa ficar algum tempo procurando o que quer, na versão digital basta digitar o nome da obra no campo de busca. O sistema é completo e muito eficiente. Com apenas algumas palavras o usuário chega ao exemplar que procura.

Anotações e comentários

É comum que o estudante, enquanto lê, queira fazer anotações sobre o conteúdo. Na biblioteca virtual isso é possível. A plataforma conta com uma ferramenta que permite que o estudante faça anotações no próprio livro, facilitando o estudo e a aprendizagem.

Marca texto

Assim como há pessoas que gostam de fazer anotações, outras preferem sublinhar o texto, que estão lendo. Para atender esse público, a biblioteca digital conta com uma ferramenta que marca textos. Ela permite que a pessoa grife, tudo o que quiser, em várias cores, enquanto lê.

Viu quantos benefícios a sua instituição pode oferecer ao deixar a biblioteca antiga e oferecer uma biblioteca virtual para os seus estudantes? A sua instituição já se modernizou? Conte pra gente nos comentários!




Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.