Quatro maneiras de proteger sua empresa contra ameaças de segurança cibernética

0
Segurança cibernética
Foto: Dan Nelson/Pexels

Os dados são um dos bens mais valiosos de qualquer empresa. Ainda assim, é comum que haja problemas de segurança e empresas sofram violação de dados e sejam vítimas de phishing. Por isso, é importante tomar algumas atitudes para proteger os dados da empresa e manter o negócio seguro.

Neste artigo, iremos falar sobre quatro maneiras de manter o sistema seguro e preservar o negócio.

Avalie e faça backup de dados

Para proteger o negócio de ameaças cibernéticas, é importante avaliar os sistemas de dados e suas vulnerabilidades. Após revisar a estrutura, fica mais simples identificar possíveis problemas e criar uma melhor estratégia de proteção de dados.

Um especialista de segurança terá propriedade para identificar as tendências de segurança e cuidar da criptografia e backup. O backup é uma forma essencial de proteger a empresa de ataques cibernéticos. Ele proteger o negócio contra ameaças como ransomware, por exemplo. Também são uma forma de reverter a exclusão de arquivos por acidente.

É recomendado que os backups sejam criptografados, ainda mais se forem armazenados na nuvem. Criminosos cibernéticos nada poderão fazer se as informações estiverem criptografadas, por isso um backup criptografado programado deve ser estratégia de todo negócio.

Autenticação de dois fatores

Um login feito com nome de usuário e senha torna-se algo frágil quando a senha é descoberta ou vaza. Por isso, para fortalecer a segurança da empresa, é indicado implementar a autenticação de dois fatores.

Essa etapa para fazer login pode combinar uma mensagem de texto ou alerta no smartphone quando é feita uma tentativa de login. A senha pode ser comprometida, mas a autenticação de dois fatores fará com que o hacker não consiga entrar na rede da empresa.

Patches de segurança

Muitas das violações de dados sofridas por empresas poderiam ser evitadas com a instalação de patches de segurança. Criminosos cibernéticos estão sempre em busca de novas formas de ultrapassar operações de segurança. E os patches possuem atualizações contínuas para corrigir vulnerabilidades. Todos patches de segurança devem ser instalados quando tornam-se disponíveis.

Investir em uma VPN

Uma Virtual Private Network (VPN), ou Rede Privada Virtual, do inglês, criptografa a rede, garantindo privacidade para todos os usuários. O endereço (IP) fica mascarado com ela. Uma VPN consegue proteger a privacidade online ao criptografar a conexão com a internet enquanto a roteia para servidor em um local remoto, como outro país.  A VPN permite bloquear histórico de navegação, dados e mais informações pessoais contra possíveis hackers.

Para completar, protege arquivos e dados ao utilizar uma rede pública de Wi-Fi. Isso torna-se especialmente importante quando há funcionários que trabalham remotamente e se conectam à internet em Wi-Fi públicas, em cafés, por exemplo. Nesses casos, uma VPN torna-se uma importante ferramenta de segurança.

Ataques cibernéticos são reais e suas tentativas são comuns. Por isso, todas empresas devem possuir uma estratégia de segurança cibernética completa. Além de VPN baixar, é importante ter backup de dados constante, criptografia de dados, firewalls e antimalwares. Essas ferramentas e estratégias, aliadas à educação contínua dos funcionários sobre segurança, é a forma ideal de garantir que uma ameaça de ataque nunca se concretize.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.