Como fazer chamadas em vídeo que conquistam clientes

0

A proliferação dos negócios no plano digital, no que é uma transição revolucionária das formas comerciais tradicionais para a internet, trouxe à sociedade novas formas de fazer negócios e não apenas de se comunicar e interagir.

As ferramentas disponíveis para criar conteúdos para o seu negócio são inúmeras. Você pode criar cartaz online, imagem para mensagem de email ou reel para o Instagram. Mas estes conteúdos de pouco servem se não enquadrar na sua estratégia de marketing outras formas de converter potenciais clientes em clientes fidelizados.

A comunicação em formatos multimédia, como o vídeo, tornou-se rotineira e tem importância, pois aproxima interlocutores que se podem encontrar em posições geográficas muito distantes. Deste modo, o vídeo tem potencial de aproximação das pessoas, personalização das interações e de conversão de clientes.

As chamadas em vídeo podem ser complementares à sua estratégia de marketing, mas há toda uma preparação cuidada que deve ser feita antes de se aventurar nessa tática.

Ganhar clientes é difícil e não basta saber criar visuais apelativos ou ter uma ligação de qualidade à internet. Há vários outros aspetos a considerar.

Chamadas em vídeo como forma de multiplicar clientes

Dado que existem inúmeras formas de interagir com os seus clientes, você poderá questionar-se sobre as vantagens das chamadas em vídeo. A verdade é que as pessoas são cada vez mais exigentes e cautelosas na abordagem aos produtos e serviços de que necessitam, pelo que uma boa mensagem de email já não tem o impacto de outros tempos. As chamadas de vídeo têm, por contraposição, vantagens importantes:

  • oferecem comunicação em tempo real;
  • mostram aos seus clientes que você os valoriza;
  • possibilitam receber retorno acerca dos seus serviços ou produtos;
  • permitem reunir dados estatísticos importantes para fins de marketing.

O facto de poder falar com os seus clientes cara a cara (ou o mais parecido possível) adiciona um grau de confiança que não se verifica noutras formas de interação. A mais importante característica das chamadas em vídeo é a sua efetividade, daí que seja importante fazer com que a sua comunicação neste formato seja plena de significado.

Rentabilizar ao máximo as chamadas vídeo

Suponhamos que você possui um conhecimento aprofundado da sua população-alvo, sabendo quais são os seus interesses e motivações, quais as expectativas que têm do seu produto e quais as questões que lhe poderão ser colocadas. Neste caso deverá completar um conjunto de pré-requisitos.

Faça uma introdução apelativa acerca do seu negócio e de si mesmo: a primeira impressão é a que mais conta, pelo que deverá criar uma introdução que mantenha os seus interlocutores atentos. Invista bastante numa frase ou ideia que cative o interesse dos seus potenciais clientes. Essa introdução deve ser curta e deve dar uma noção básica do seu negócio e dos princípios centrais da marca que você criou.

Não seja impositivo: é sabido que muitos dos contactos feitos por empresas são mal recebidos a partir do momento em que são insistentes. Sucede porém que a insistência não tem hoje o efeito persuasivo de outros tempos. Não ponha em prática essa estratégia que só servirá para gerar animosidade.

Dê tempo ao cliente de ficar a conhecer qual o seu produto ou serviço, dando-lhe igualmente a oportunidade de ele próprio pesquisar sobre o mesmo quando lhe for mais oportuno.

Caso providencie serviços, partilhe o seu portfólio: você pode perfeitamente integrar amostras do seu trabalho prévio numa chamada em vídeo. Seja mediante a exibição de resultados do seu trabalho, seja pela partilha de um link para a sua página web ou portfólio de trabalhos. Desperte a curiosidade do seu interlocutor com uma imagem exemplificativa do seu trabalho e incentive-o a explorar mais posteriormente.

Prepare uma apresentação cativante e melhore-a progressivamente: independente da plataforma que usar para interagir com os seus clientes por vídeo, é recomendável elaborar uma apresentação que o seu interlocutor possa visualizar enquanto você discursa. Isto proporcionará outro dinamismo à sua chamada em vídeo.

Faça uma apresentação com pouca informação, pouco texto, somente o estritamente necessário. Desenvolva a apresentação oralmente e use os visuais como complementares.

À medida do tempo, vai começar a perceber quais os momentos fortes da sua apresentação e aqueles que são menos impactantes. Aproveite essas percepções para melhorar gradualmente a sua apresentação.

Conclusões

As chamadas em vídeo têm um enorme potencial de conversão de clientes, pelo que são hoje praticamente indispensáveis na implementação de estratégias de marketing bem sucedidas.

A flexibilidade desta forma de comunicação, associada à interatividade e polimorfismo que lhe podem ser integradas, fazem desta uma extraordinária ferramenta para captar clientes. Todavia, se pretende implementar esta estratégia nas suas dinâmicas de promoção dos seus produtos ou serviços, faça-o de forma cuidada. O investimento de tempo e detalhe que colocar será proporcional aos benefícios que conseguirá extrair.

Não espere mais tempo e faça já este upgrade ao seu negócio!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.