Bloqueio criativo tem solução com ferramentas certas

Planejamento, hábitos saudáveis e tecnologia são aliados importantes no momento da produção criativa

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O sentimento de estar sem ideias ou não ser criativo pode ser motivo de estresse, ansiedade e desespero. Afinal, essa característica é útil tanto no campo profissional quanto no pessoal. Contudo, existem estratégias e ferramentas que são importantes aliadas para vencer o bloqueio criativo.

Para resolver esse problema, apostar em hábitos saudáveis e planejamento é fundamental. A tecnologia também aparece como peça-chave e oferece diversas ferramentas para auxiliar na retomada produtiva. Trabalhar com mapa mental on-line em empresas, por exemplo, pode ajudar a solucionar o bloqueio individual ou da equipe.

Segundo o Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento (IBND), o bloqueio criativo ocorre por razões fisiológicas ou psicológicas, mas pode ser resolvido quando o indivíduo se empenha em descobrir o que está inibindo sua criatividade. A partir daí, é possível escolher as melhores táticas para voltar a produzir.

O IBND ainda ressalta que todas as pessoas contam com a habilidade de criar. Quanto mais estímulos são recebidos, mais a capacidade de imaginação se desenvolve. Sendo assim, a criatividade é um processo interno — que depende da visão individual de mundo e da forma como cada um absorve as informações ao seu redor —, mas também externo, podendo ser favorecida ou prejudicada por fatores como família e trabalho.

O que provoca o bloqueio criativo?

De acordo com o IBND, as principais causas para o bloqueio criativo incluem o perfeccionismo, o cansaço e a desorganização.

Muitas pessoas enfrentam o bloqueio criativo porque esperam ter uma ideia perfeita antes de colocar qualquer ação em prática. Isso ocorre, principalmente, quando expectativas e capacidade produtiva não estão alinhadas.

Dessa forma, o perfeccionismo vem acompanhado da falta de domínio no uso de técnicas e do medo em relação ao que os outros podem pensar. Esse cenário pode gerar inseguranças e interferir no processo criativo como um todo.

O cansaço é outro aspecto que, com frequência, reduz a produtividade e pode impedir que as ideias aflorem de maneira fácil e simples. Alguns exemplos que podem levar ao esgotamento físico e mental são noites mal dormidas, dificuldades na vida profissional, problemas pessoais e sobrecarga de tarefas (quando se assume mais atividades do que é viável realizar no dia a dia).

O surgimento do bloqueio criativo também ocorre pela falta de organização e de planejamento. A ausência dessas estratégias pode gerar ansiedade e indecisão no momento de fazer escolhas, o que compromete o resultado do trabalho.

Como funciona o processo de criação

Para vencer o bloqueio criativo, é importante conhecer como se dá o processo de criação. O IBND estabelece cinco etapas para explicar esse trajeto. O primeiro aspecto é o da criação, que passa pela pesquisa do tema. Em seguida vem o da incubação, em que ocorre a interiorização das informações.

Já a terceira etapa é a da iluminação, que promove o surgimento das ideias; seguida pela escolha das ideias mais promissoras na fase de validação. A quinta etapa consiste na execução, o momento de colocar a mão na massa.

Vencendo o bloqueio criativo

Uma vez identificada a causa para o bloqueio criativo e tendo noção de como funciona o processo de criação, o indivíduo consegue se programar melhor para vencer os desafios de produção e trabalhar em projetos de maneira mais sistemática e fluida, com a ajuda de estratégias e de ferramentas.

Reserve momentos para descansar e fazer pausas

É preciso descansar para criar. Conforme o Instituto, quando corpo e mente estão relaxados, a produtividade tende a aumentar. Portanto, organize a rotina para garantir boas noites de sono.

Além disso, é recomendável fazer uma pausa durante o bloqueio criativo sempre que possível. A distração pontual pode aliviar a pressão e recarregar os impulsos criativos para voltar ao trabalho.

Cultive hábitos saudáveis

Levar uma vida saudável, que inclua a prática de exercícios físicos e uma alimentação balanceada, é uma forma de alcançar mais qualidade de vida e estimular a atividade cerebral. Esses hábitos ajudam a combater o estresse, a ansiedade e os sintomas da fadiga mental.

Aposte na tecnologia e suas ferramentas

Atualmente, existem diversas ferramentas e aplicativos que podem auxiliar nos diferentes aspectos da falta de ideias e do processo criativo.

Planejamento

Para manter projetos e ideias organizados, o ideal é apostar nas ferramentas de planejamento. O mapa mental, por exemplo, permite visualizar a estrutura do conteúdo a ser trabalhado e estimular a criatividade a partir de uma ideia central.

Se a situação pede agilidade para manter a criatividade mesmo longe do escritório, o Evernote é um aplicativo pensado para fazer anotações. Já para identificar e acompanhar o andamento das tarefas, o Trello é uma ferramenta de planejamento que opera a partir de um quadro kanban e pode ser uma aposta eficaz. Para organizar projetos, o WorkFlowy é uma dica de ferramenta.

Gestão de tempo e organização

Quando o bloqueio criativo é causado por falta de organização ou procrastinação, ferramentas como StayFocusd e Tomato Timer podem ser úteis.

StayFocusd é uma extensão para o Chrome que pode ser configurada para restringir o acesso a determinados sites durante um horário. Já o Tomato Timer funciona como um cronômetro para quem é adepto do método Pomodoro, que consiste em períodos de 25 minutos de trabalho e pausas de 5 minutos.

Pesquisa de palavras-chave e tendências

Caso haja um tema definido, mas não uma ideia do que falar sobre ele, as ferramentas de pesquisa de palavras-chave podem ajudar a estabelecer subtópicos e a identificar as buscas mais comuns sobre o assunto na internet. As mais usadas para esse propósito são Ubersuggest, Google Analytics e Semrush.

Se o tema ainda não foi definido, ferramentas que mostram as tendências de pesquisa são recomendadas. Elas ajudam a identificar assuntos que mais estão chamando a atenção do público para encontrar um tópico geral e depois a palavra-chave. Google Trends, BuzzSumo e HubSpot Topic Generator são exemplos.

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