Empréstimo para investimento: confira se vale a pena fazer
Quem pretende entrar no universo das finanças e quer investir, mas está sem nenhum dinheiro sobrando para isso, pode ter a seguinte dúvida: “Vale a pena fazer empréstimo para investimento?” Será que isso é uma cilada ou uma oportunidade?
Já podemos adiantar que depende. Pode ser vantajoso como pode gerar um prejuízo. Isso porque, irá depender do tipo de empréstimo e suas condições, bem como, de aspectos do investimento escolhido também. Para você entender melhor, vamos explicar tudo neste artigo e te ajudar com dicas certeiras. Confira a seguir!
O que avaliar ao fazer um empréstimo para investir?
Para compensar pegar um crédito para esse propósito, deve-se calcular bem os riscos. É fundamental ter um retorno do investimento maior que o valor total emprestado, afinal não queremos ficar no vermelho, não é mesmo?
Conseguir chegar nessa conclusão demanda muito estudo sobre assunto, já que será preciso uma avaliação profunda de diversos aspectos.
Compreenda os tipos de empréstimos
O primeiro ponto é encontrar um empréstimo que tenha taxas baixas e condições vantajosas para você. Dentre as opções, listamos as 3 principais a seguir:
- Empréstimo pessoal
Essa alternativa é bem comum no país, principalmente por não precisar justificar a finalidade do uso do crédito e ser bem simples o processo, podendo pedir pelo aplicativo do banco ou ir à agência física.
Nesse crédito é avaliada a capacidade de pagamento e o relacionamento com a instituição financeira. Dependendo da instituição e de fatores do seu histórico financeiro, você pode conseguir boas opções com juros baixos. Avalie as vantagens do empréstimo pessoal neste conteúdo que separamos para você!
- Empréstimo consignado
A principal característica dessa opção é as parcelas serem descontadas diretamente da folha de pagamento ou do seu benefício INSS. Por esse motivo, possuem taxas de juros bem mais baixas, podendo ser uma alternativa atrativa.
Porém, para aderir a essa opção é necessário cumprir com alguns requisitos, como: ser servidor público, pensionista, aposentado pelo INSS, ou funcionário de empresa privada que ofereça esse tipo de crédito.
- Empréstimo com garantia
Como o próprio nome já diz, nesta opção é preciso dar algo de garantia em troca do crédito. No caso, é utilizado como garantia um bem, seja um imóvel ou veículo, reduzindo muito as taxas de juros, sendo uma das melhores opções do mercado.
Analise as taxas de juros
Variam muito de uma instituição financeira para outra, pois cada uma possui seus próprios critérios e política interna para concessão de crédito. Fique atento a cada proposta do valor desta taxa, já que influi no valor total que você deverá pagar à credora.
Confira o Custo Efetivo Total (CET)
E não fique de olho apenas nas taxas de juros, observe também o CET para verificar o valor total, incluindo outras tarifas e tributos. No CET já está incluso o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), um tributo que varia de acordo com o tipo de crédito, por exemplo.
O que avaliar sobre o investimento?
Agora, vamos avaliar alguns pontos sobre o investimento. Veja:
Busque conhecimento sobre o mercado financeiro
Quanto mais conhecimento sobre o assunto, mais chances de acertar no investimento. Estude cada tipo de investimento para encontrar a melhor opção. Atualiza-se sobre a economia do país e verifique as opiniões de especialistas no nicho. Assim, você poderá prever crises ou até mesmo aproveitar oportunidades.
Entenda as diferenças entre renda variável e fixa
Existem algumas diferenças que você deve entender antes de escolher a melhor aplicação. A renda variável, por exemplo, é uma operação mais arriscada, já que não te fornece uma certeza sobre o seu retorno, podendo ser muito vantajosa ou não. Por outro lado, a renda fixa fornece uma previsão do rendimento, porém não gera um grande retorno.
Verifique o Retorno sobre o Investimento (ROI)
É a relação entre a quantidade de dinheiro que lucrou o investimento em relação ao montante investido. Afinal, esse é o valor que você terá de retorno dessa aplicação. Verifique qual é a rentabilidade dos investimentos, já que a renda fixa é diferente da renda variável.
Atenção com o prazo do resgate
Também não deixe de se atentar com o prazo de resgaste dos investimentos em renda fixa. Afinal, a retirada antecipada pode influenciar de maneira negativa a rentabilidade da aplicação.
Vale a pena realizar empréstimo para investimento?
Como vimos, isso depende muito! Para valer a pena, deve ser analisado cada ponto que citamos, a fim de optar pela alternativa mais lucrativa para você. Cuidado com opções arriscadas de investimento, principalmente se não conseguir cobrir as parcelas do empréstimo e te deixar no vermelho.
É preciso encontrar um empréstimo de juros baixo e CET que seja atrativo, além de investir com sabedoria. Dessa maneira, é possível conseguir bons resultados ao pegar empréstimo para investir.
Gostou do artigo? Então planeje-se e pesquise bastante para encontrar as melhores oportunidades. Compartilhe esse post com seus amigos!