Estão abertas as inscrições para o curso gratuito online com certificado sobre Igualdade Racial nas Escolas, que será oferecido pelo Ministério da Educação (MEC). Embora seja voltado para docentes das séries iniciais do Ensino Fundamental, pode ser feito por todos os interessados.
O curso gratuito online com certificado sobre Igualdade Racial nas Escolas vai oferecer certificado gratuito, de 180 horas, para as pessoas que terminarem o estudo no prazo e tiverem bom aproveitamento.
IFSULDEMINAS abre vagas em 31 cursos gratuitos a distância ou presenciais com certificado
Ementa do curso gratuito online com certificado sobre Igualdade Racial nas Escolas
- Módulo I (45h)
Fundamentos teóricos das relações étnico-raciais na contemporaneidade: identidade nacional em debate:
Pensamento social sobre as relações étnico-raciais. As ideias racistas, eugenia e formas correlatas de racismo e discriminação. Conceitos fundamentais para a compreensão das relações étnico-raciais: identidade, racismo, preconceito , discriminação, etnocentrismo, entre outros. Proposições pedagógicas sobre a educação das relações étnico-raciais. Contextualizar a legislação que sustenta os grandes eixos temáticos do curso, refletindo sobre os avanços e limitações na implementação da Lei 10639/06 e da Lei migratória 13445/2017. Sensibilizar sobre a importância de fazer uso da abordagem multi, inter e/ou transdisciplinar no ensino da História e Cultura Africana; e de se trabalhar com pedagogias afroreferênciadadas para promover a identidade afirmativa dos educandos.
- Módulo II (45h)
Breve história e cultura africana para ensino fundamental:
Contextualização geográfica do continente africano. África, berço da humanidade e das civilizações: unidade e diversidade cultural africana; formação de impérios (Núbia, Egito, Axum) e reinos (Mali, Gana, Daomé, Yoruba, Zimbabwe, Kongo, Ndongo, Sofala) africanos da antiguidade até a invasão árabo-muçulmana (a partir de século VII) e europeia (entre séculos XV-XX). Tráficos transaariano e transatlântico e suas consequências nefastas. África contemporânea: lutas de libertação e independências; economia, política, sociedade, estética e religiosidade.
- Módulo III (45h)
Resistências negras, política antirracista, identidade e cultura afro-brasileira:
Associativismo e resistência negra no contexto da formação histórica brasileira. Movimentos negros e ação coletiva negra na luta contra o racismo estrutural e institucional e na promoção de políticas antirracistas. As culturas negras como espaços de afirmação da negritude e da identidade racial negra. Políticas de ação afirmativa e promoção da diversidade e da igualdade étnico-racial.
- Módulo IV (45h)
Módulo 4 – Territórios e Linguagens no processo educacional: (re) pensando a identidade Nacional a partir da migração e da cultura: A afirmação das identidades enquanto ações históricas e carregadas de memória. Essa memória ocorre num determinado espaço carregado de simbologia e de traços que buscam as origens. Para além desta temática, levantam-se reflexões sobre o “território” que é na essência mais físico e mental, relacionando-se permanentemente com a identidade. Todos pertencemos a um território carregado de identidades socioculturais e das tradições. Finalmente, levantam-se as interferências das línguas africanas nas tradições construídas no Brasil.
Inscrições para o curso gratuito online com certificado sobre Igualdade Racial nas Escolas
Para realizar o curso gratuito online com certificado sobre Igualdade Racial nas Escolas é preciso se cadastrar no link https://avamec.mec.gov.br/#/usuario/cadastrar. Depois disso, o candidato deve acessar o site https://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/mmfdh/curso/15193/informacoes e confirmar a matrícula. Até o término desta publicação estava disponíveis 4390 vagas, qeu serão preenchidas por ordem de inscrição.
Quero muito participar e tô feliz em pode fazer parte