A educação online será a regra mundial?

Os anos de pandemia acabaram trazendo grandes alterações na área da educação. Não que elas já não estivessem ocorrendo, mas devido à situação mundial novas tecnologias precisaram ser aplicadas antecipadamente.

A partir disso, a educação presencial, tão tradicional, deixou de ser a única opção para os estudantes. Agora qualquer aluno conectado à internet pode usufruir de uma educação de qualidade em qualquer canto do planeta.

A oferta é grande: dá para encontrar cursos de graduação e pós-graduação e muitas outras especialidades.

Essa facilidade não é encontrada apenas no Brasil; em todo mundo existem cursos à distância inclusive em uma das universidades mais reconhecidas, como a americana Harvard. Através da plataforma HarvardX (edX) é possível participar dos cursos online gratuitos.

Quem quiser aprender e ter contato com todo tipo de conhecimento usando seu computador ou até celular pode fazer isso ao acessar diversas ferramentas. Por exemplo, com o My Paper Writer – https://mypaperwriter.com/custom-term-papers.htm – é possível ter excelentes textos e referências sobre assuntos que você escolher escritos por redatores especializados

A educação online é para todos?

A mudança do sistema tradicional para o online exige determinadas mudanças e nem todos os estudantes se adaptam ao sistema. Poder assistir às aulas em casa é com certeza uma comodidade, mas exige muita disciplina e organização.

Muitas mudanças ainda estão por vir na área da educação a distância, afinal ela não é perfeita, existem prós e contras. Talvez o ensino híbrido cresça ainda mais, onde o aluno aprende a distância, mas também tem aulas ou palestras presenciais, usando novas estruturas e também as já criadas.

Essa é uma das maiores queixas dos alunos do EaD: a falta de convívio com seus colegas e da experiência universitária. Afinal, o contato social é muito importante, especialmente nos anos formativos de uma pessoa.

Através da educação online o aluno pode estudar sem que seja preciso se deslocar a Faculdade depois de um dia cansativo de trabalho. As instituições por outro lado podem oferecer cursos a preços muito acessíveis a alunos de classes sociais menos favorecidas já que seus custos nesse modelo são extremamente baixos.

Um dos nós que ainda precisam ser desatados é com relação a falta ou até mesmo o custo de uma ligação com a internet no Brasil, muitos alunos não dispõem desse serviço ou nem mesmo tem condições de arcar com essa despesa no país. Medidas públicas e iniciativas privadas podem diminuir esse problema, porém exige atenção e atuação por anos.

No futuro o ensino presencial continuará forte, entretanto o modelo Ead vem crescendo a cada dia mais. E no futuro teremos milhões de estudantes seguindo esse modelo não só pela facilidade, mas principalmente pelo valor despendido com seus estudos.

Conclusão

A caminhada rumo à educação online é irreversível, com cada vez mais pessoas se conectando para acessar aulas, completar suas graduações e adquirir conhecimento. Isso não quer dizer que lugares físicos de estudos irão sumir e a tendência de um complementar o outro também seguirá em alta.

Comentários estão fechados.