O futebol brasileiro conta com a presença de diversos clubes que são referências dentro de campo e estão presentes em diversas ofertas especiais, chamando a atenção neste país com dimensões continentais. Como resultado, não poderíamos esperar algo diferente das marcantes rivalidades que existem entre algumas equipes.
Estes jogos clássicos podem ser muito bem aproveitados em casas de apostas, por exemplo. Mas, são intensos por natureza. Hoje, trouxemos alguns dos principais times brasileiros e suas rivalidades. Recomendamos que leia o artigo até o fim e não se restrinja somente aos clubes de sua preferência.
Durante nosso levantamento, pudemos perceber que, em todos os casos, estas rivalidades existem há mais de um século. Sabemos a sensação indescritível que existe ao assistir jogos clássicos – ou derbys. Porém, entender a história por trás deles faz com que se tornem melhores ainda. Continue a leitura e veja todas as informações!
Flamengo e Fluminense
Os clubes Flamengo e Fluminense levam um dos maiores clássicos do futebol brasileiro aos gramados, o famoso Fla-Flu. Esta rivalidade é marcante e começou há mais de cem anos. Mais especificamente em 1912. Recentemente, o duelo entre os dois times foi responsável por bater recorde de audiência na Copa do Brasil, com mais de 54 mil pessoas no Maracanã.
Vale ressaltar que o Flamengo foi fundado com a ajuda de ex-jogadores do Fluminense que estavam insatisfeitos com o time. Inicialmente, o elenco do Rubro-negro era composto por nove atletas que pertenciam ao Tricolor.
No dia 7 de julho de 1912, a primeira partida do que viria a se tornar o maior clássico carioca aconteceu. Neste confronto, o Fluminense saiu vitorioso, vencendo por 3 a 2.
Já se passou um século desde que o primeiro confronto entre os times aconteceu, e os torcedores vibram com os jogos até hoje. De fato, podemos dizer que a rivalidade entre os dois é uma das maiores que existem no futebol nacional.
Corinthians e Palmeiras
Saindo do Rio de Janeiro e vindo para os clubes paulistas, não poderíamos deixar de falar sobre a rivalidade que existe entre Palmeiras e Corinthians. Outro clássico centenário que lota estádios até os dias atuais.
A história começa em 1917 e, por incrível que pareça, os clubes eram aliados. Como muitos já sabem, o futebol foi, por muito tempo, um esporte elitizado. Na contramão desta tendência, Palmeiras e Corinthians foram dois times formados pela classe trabalhadora.
Entretanto, não demorou muito para que as provocações entre Alvinegros e Alviverdes começassem. O primeiro jogo entre as equipes aconteceu em 6 de maio de 1917, e o jogador Caetano Izzo, ex-membro do Palmeiras, marcou 3 gols na equipe do Corinthians.
O placar final da primeira partida foi 3 a 0 e ela firmou o início de um dos maiores – se não o maior – clássico paulista que existe hoje.
Sport e Náutico
Agora, viajando até o Nordeste do Brasil, temos o confronto conhecido como Clássico dos Clássicos: Sport e Náutico. O primeiro jogo entre as equipes aconteceu em 25 de julho de 1909.
Os dois clubes possuem papel de destaque no Campeonato Pernambucano de Futebol e, quando chegam à final, mexem com as emoções dos torcedores. No decorrer dos anos, o Sport firmou-se como o maior vencedor do torneio. Ao todo, o Sport ganhou 43 títulos do Campeonato Pernambucano, tendo levado o título este ano. Já o Náutico venceu o torneio 24 vezes, sendo a última em 2022.
Grêmio e Internacional
Por último, vamos direcionar o foco para dois clubes do Rio Grande do Sul que dividem os torcedores do estado quando entram em campo. O primeiro toque de bola entre Grêmio e Internacional foi em 18 de julho de 1909, com uma vitória de 10 a 0 por parte do Grêmio. Em 1926, a disputa ganhou o apelido de Gre-Nal, invenção do jornalista Ivo dos Santos Martins.
O motivo da abreviação foi que Ivo não aguentava mais escrever o nome do clássico e acreditou que reduzi-lo seria uma ideia melhor. E foi, afinal, o confronto é chamado desta forma até hoje.
No decorrer da história, o Internacional levou o título do Campeonato Gaúcho mais vezes – 45 no total. No entanto, o Grêmio está se aproximando do rival, com 42 títulos, tendo ganhado todas as edições desde 2018.
Muito boa a pesquisa e o tema da reportagem.
Parabéns a toda a equipe!