Desenrola terá programa para educar brasileiros a lidar com as finanças
O Desenrola, programa lançado recentemente pelo governo federal, está sendo acompanhado de um importante programa de educação financeira. Essa iniciativa visa fornecer orientação e conhecimento sobre como lidar de forma consciente e responsável com o dinheiro, oferecendo ferramentas para que as pessoas possam tomar decisões financeiras mais assertivas.
Vale destacar que o Desenrola é o novo programa do governo federal que permite a quitação das dívidas com facilitadas; tais como: descontos de juros, aumento de parcelas e diminuição do saldo devedor. Acompanhe as últimas notícias do Brasil.
Entenda
O programa vai além da quitação das dívidas. Reconhecendo a importância da educação financeira para uma vida financeira saudável, ele inclui um programa abrangente de educação financeira que visa capacitar os participantes a tomar decisões mais conscientes em relação ao dinheiro.
Sendo assim, ele abordará uma variedade de temas importantes, como planejamento financeiro, orçamento pessoal, poupança, investimentos e gerenciamento de dívidas. Através de materiais educativos, os participantes terão acesso a informações valiosas que os ajudarão a desenvolver habilidades financeiras essenciais.
Além disso, o programa de educação financeira também buscará conscientizar sobre a importância da proteção contra fraudes e golpes financeiros, ensinando os participantes a identificar possíveis armadilhas e a adotar medidas de segurança para proteger seu patrimônio. Vale destacar que ele será uma base para que a pessoa tenha acesso aos benefícios do Desenrola.
Veja também: Farmácia Popular: veja a lista de medicamentos gratuitos para quem recebe o Bolsa Família
Necessidade
A inclusão do programa de educação dentro do Desenrola é uma abordagem inteligente e necessária. É fundamental que as pessoas tenham acesso não apenas aos serviços financeiros, mas também ao conhecimento necessário para utilizar esses serviços de forma adequada e responsável.
“Nós lançamos um programa para as pessoas que estão negativadas e isso vai ser acompanhado de um programa de educação financeira, que é parte da saúde financeira. É um elemento importante da saúde financeira”, disse o ministro da Fazenda, Fernando Haddad em coletiva, de acordo com a Agência Brasil.
O ministro deu a declaração ao lado da rainha dos Países Baixos, Máxima Zorreguieta. Ela visitou o Ministério da Fazenda na qualidade de assessora especial do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, para Inclusão Financeira para o Desenvolvimento (UNSGSA, na sigla em inglês).
Espera-se que o programa Desenrola e a iniciativa de educação financeira associado a ele tenham um impacto positivo na vida de milhões de brasileiros, promovendo uma maior consciência e possibilitando que mais pessoas tenham acesso a serviços financeiros básicos. Com essas iniciativas combinadas, é possível construir uma sociedade mais inclusiva e financeiramente saudável.