O maravilhoso mundo do Kindle

0

Ninguém duvida que desde que a tecnologia chegou mudou por inteiro os hábitos e modos de vida que a sociedade tinha até então. Hoje todo amante da leitura com certeza já se perguntou qué é o kindle, especialmente depois de ter ouvido falar muito esse nome. Pois bem, um Kindle -mais conhecido no mercado como leitor de e-books-  é um dispositivo semelhante a um tablet e que permite ler livros, jornais e revistas digitalizadas.

o-maravilhoso-mundo-do-kindle
O maravilhoso mundo do Kindle
Foto de özgür : https://www.pexels.com/pt-br/foto/pessoa-segurando-um-e-book-amazon-kindle-844734/

Ele viu a luz pela primeira vez em novembro de 2007 quando a Amazon lançou o primeiro aparelho -provisto de uma tela de 600×800 pixels e um peso de quase 300 gramas-. Foi um sucesso arrasador que esgotou os stocks em apenas umas poucas horas depois de serem colocados à venda. Aquele ‘velho’ e-books tinha um teclado embutido e uma memória expansível de 256 MB.

Os anos foram passando, e as gamas e gerações dos aparelhos começaram a se suceder. A memória interna aumentou, ficaram mais leves, com resistência à água e há os que contam com software de leitura de tecidos para deficientes visuais. Mas um dos fatores determinantes sem dúvida é a tela, onde não só importa o seu tamanho –o mais comum de 6”- como também a resolução, qualidade e entrega de brilho que é essencial para ler no exterior.

Por isso na hora de se perguntar quanto custa um Kindle, o verdadeiramente importante é lembrar que eles têm a grande vantagem de poder guardar centenas de livros de dimensões e peso muito reduzidos, para desfrutar lendo tanto no sofá como no ônibus de caminho ao trabalho.

Na hora de ler

O consumo de livros eletrônicos é muito baixo, o que significa que se pode ficar semanas sem ter que carregá-los. O Kindle se conecta sem fio a uma rede chamada Whispernet que funciona através da rede de telefonia móvel, do mesmo jeito como as redes móveis operam no celular.

Comprar ou baixar os livros, jornais ou revistas que se desejar pode ser feito por meio de uma conexão de internet sem fio Wi-Fi tradicional. Lembre que os arquivos devem estar nos formatos suportados pelo dispositivo, desde Microsoft Word (DOC/DOCX), Kindle Package Format (KPF), EPUB, HTML (ZIP, HTM ou HTML), MOBI, Rich Text Format (RTF), Texto Simples (TXT) e Adobe PDF (PDF). E para quem imagina poder acessar os livros das bibliotecas físicas mais próximas sem precisar sair de casa saiba que é possível.

É só entrar na página da biblioteca, escolher o livro que deseja baixar, na seção de empréstimos fazer login com seu usuário, selecionar o tipo de leitor utilizado, guardar os que deseja ler, conectar o dispositivo ao WiFi, entrar na seção de artigos arquivados para baixar, selecionar a opção ‘nuvem’ e pronto.

Conforto e vantagens

O planeta Kindle tem crescido, não só pelo número de leitores eletrônicos. Há uma geração de autores que também nasceu sob sua proteção, e assim outros produtos relacionados aos e-books foram criados. Em 2001, o gênio da literatura Stephen King lançou seu romance ‘Riding the bullet’ de maneira exclusiva em formato digital. Ele vendeu meio milhão de cópias em dois dias, a US$2,5 por download. Porque não é só o preço acessível, contam também a instantaneidade, o conforto e a portabilidade, umas vantagens que os leitores já não pensam em ignorar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.