As VPNs podem ser usadas para Internet Banking?
Em um mundo cada vez mais digital as transações financeiras realizadas pela internet têm crescido e se tornado um dos principais meios de pagamento utilizados no país. Como era de se esperar, o aumento das operações bancárias online trouxe também o crescimento nos crimes cibernéticos voltados a essas transações.
Apesar dos bancos aplicarem medidas de segurança para proteger os dados dos clientes, será que os usuários podem utilizar a tecnologia para garantir mais segurança pessoal? A resposta está no uso de VPN, uma rede privada virtual capaz de criptografar as informações e reforçar a segurança no ambiente virtual como um todo.
A segurança como prioridade principal
Apesar de útil, a internet pode ser um labirinto repleto de potenciais ameaças, onde cada clique pode levar a um novo risco. Para navegar com segurança você precisa de um escudo e esse escudo é a Rede Virtual Privada que atua como um guardião, protegendo seus dados de possíveis ataques.
A partir da criação de túneis criptografados para o envio e recebimento de dados, dificulta a ação dos criminosos. Portanto, embora as VPNs não aumentem a segurança da plataforma bancária em si, elas protegem suas interações com a plataforma.
VPNs e Redes Wi-Fi Públicas
As redes Wi-Fi públicas podem atuar como ponto de entrada para os hackers já que ficam expostas e ao utilizar o acesso gratuito sem proteção, informações confidenciais ficam expostas. Nesse contexto, as VPNs podem ser extremamente valiosas. Ao redirecionar o tráfego da internet através de servidores seguros e criptografar seus dados, as VPNs podem transformar qualquer rede um canal seguro para suas transações.
Proteção contra rastreamento de ISP
Os Provedores de Serviço de Internet (ISPs) têm a capacidade de monitorar e rastrear as suas atividades online, uma prática que pode ser desconfortável para aqueles que valorizam a privacidade. Além disso, informações podem até ser vendidas a terceiros para fins publicitários. A Rede Virtual Privada é capaz de ocultar o seu endereço IP e criptografar dados, uma ela pode proteger eficazmente as suas atividades online contra o rastreamento ou monitoramento por parte do seu ISP.
As políticas institucionais
Por segurança, bancos monitoram atividades incomuns ou suspeitas em contas. O uso de uma Rede Virtual Privada para acessar sua conta de locais distantes em curtos intervalos de tempo e com repetidas tentativas de login podem ser interpretadas como atividade suspeita pela instituição bancária.
Para evitar esse problema ative autenticação em dois fatores (2FA), isso adiciona uma camada extra de segurança e reafirma sua identidade. E entre em contato com o suporte do banco para informar sobre seu uso da Rede Virtual Privada, uma vez que as políticas de cada instituição podem variar.
Não deixe para depois
À medida que há esforços para criar um mundo de transações digitais seguras, serviços como as VPNs são ferramentas essenciais no nosso arsenal de segurança cibernética. A sua adoção crescente destaca a necessidade cada vez maior de privacidade e segurança da vida financeira online.
As VPNs podem ser utilizadas para diversos serviços e atividades online e aumentam consideravelmente a segurança, além de proteger os usuários contra a exploração de seus dados pessoais e censura de conteúdo.