O investimento em turismo é certeiro no momento em que se encontra a economia no Brasil, são grandes oportunidades e um crescimento constante. É preciso entender o que o setor demanda para alcançar o topo.
O país não tem o turismo como setor principal, mas seu rendimento tem sido importante para o crescimento, representando 10,4% do PIB. O Brasil tem como diferencial as paisagens naturais, muita beleza vinda da natureza, uma ‘mina de ouro’ para o turismo.
Apesar do potencial e de tudo que o país possui de belezas naturais, recebe apenas 0,5% dos turistas que viajam pelo mundo. Portanto, existe muito para explorar e crescer, basicamente o turismo está engatinhando.
O impacto negativo para o turismo foi a pandemia, mas o fator foi mundial e não apenas uma preocupação para o Brasil. Atualmente a economia está em recuperação, assim como o setor de hotelaria e turismo e os números são surpreendentes. Em 2023, foram mais de 5,9 milhões de turistas vindos de outros países, segundo a Embratur, uma alta superior a 60%, quando comparado com 2022. Apesar de ainda ser menor que os alcançados antes da pandemia, é muito positivo para o setor.
O crescimento vai além das empresas que fazem parte do setor, ele afeta uma imensa cadeia de trabalhadores, gerando milhares de empregos. Em um resort, por exemplo, o rendimento se inicia na atividade do empreendimento, mas se expande para todos os comércios do entorno e economia da cidade em que está instalado.
Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, é especialista no assunto e vê o crescimento que está por vir como um gatilho para iniciar novos negócios.
“Ecoturismo e sustentabilidade seguem representando uma forte tendência, com a conscientização crescente acerca da importância da preservação ambiental. Destinos que dispõem de experiências nesta área, como trilhas ecológicas, passeios de observação de pássaros e turismo aventura, saem na frente, atraindo um público ávido por vivências autênticas e ecologicamente responsáveis”, aponta Alexandre Sampaio.
Computado o aumento significado, é o momento para se preparar para o futuro. A maior parte dos estrangeiros são argentinos e americanos, ambos são de um público interessado na tendência de sustentabilidade. Os consumidores procuram beleza natural, tornando o ecoturismo a palavra de ordem para esta nova etapa no turismo.
Enquanto os brasileiros não veem um modo de difundir o turismo, os estrangeiros já possuem uma visão do futuro e investem cada vez mais no mercado nacional, são empreendimentos de todos os tipos nascendo, de plataformas de visitação online até resorts no Brasil.
“Em resumo, o ano é de oportunidades e promete ficar para a história. Quem se dispõe a compreender e adaptar-se a estas mudanças estará bem posicionado para colher os benefícios desta revitalização do setor”, finaliza o presidente da FBHA.
Para as empresas que desejam evoluir ou empreendedores prestes a começar, Alexandre Sampaio indica a utilização do marketing digital e investimento no ecoturismo, ambos estão propícios a vingar no setor de turismo.