Usar um modelo ou fazer um currículo original: o que é melhor?

0

O mercado está cada vez mais acirrado e competitivo. Não é à toa que sempre que surge uma boa oportunidade, vem também a dúvida entre usar um modelo ou fazer um currículo.

A decisão requer uma análise de múltiplos fatores, como experiência, área de atuação, a vaga em aberto e até a empresa contratante.

Um currículo muito inovador enviado para uma empresa tradicional, pode ser um erro imenso. Da mesma forma, um modelo padrão enviado para uma empresa de design ou para um cargo que envolve criatividade pode te desclassificar na hora.

Fato é que o currículo deve ser encarado como a porta de entrada dos candidatos em sua nova empresa. Por isso, é preciso que o documento se destaque perante os concorrentes, mas isso deve acontecer de maneira correta.

Entenda os fatores relevantes que te levam a escolher um modelo ou fazer um currículo original.

Devo escolher um modelo ou fazer um currículo original?

Embora seja uma escolha bastante pessoal, optar por um modelo ou fazer um currículo deve levar em consideração inúmeros pontos.

Por exemplo, modelos de currículos são indispensáveis aos profissionais que estão ingressando agora no mercado de trabalho. Muitas vezes, por não terem experiências ou conhecimentos específicos, esses candidatos ficam confusos na hora de preparar o documento.

Além disso, modelos prontos facilitam a criação de um currículo profissional sem a necessidade de começar tudo do zero. Com a vantagem adicional de que o documento já está devidamente formatado e adequado.

Em contrapartida, um currículo totalmente original é capaz de se destacar na pilha de documentos recebidos diariamente. Ao elaborar seu próprio documento, é possível expressar personalidade e criatividade.

Além disso, o candidato ganha reconhecimento pelo esforço e dedicação em buscar meios para se sobressair no processo seletivo. Principalmente, em áreas que envolvem o processo criativo, como design, marketing, criação, entre outras.

Quando escolher um modelo pronto?

Optar por um modelo pronto de currículo é uma das melhores alternativas para enviar um documento coerente, organizado e atrativo ao recrutador.

Hoje, mesmo quem opta por um modelo pronto tem inúmeras alternativas para baixar e editar. Assim, se escolher por essa facilidade, lembre-se que o arquivo deve ser condizente com a área de atuação e o nível de experiência.

Para profissionais que estão em busca de seu primeiro emprego ou que ficaram muito tempo fora do mercado de trabalho, recomenda-se o uso de um modelo de currículo.

Pela falta de conhecimento ou de atualização, não ter uma base de criação favorece erros. Como, por exemplo, o documento fica muito básico ou muito exagerado.

E pior, podem faltar informações realmente significativas, como as experiências ou os certificados das qualificações gratuitas.

Os modelos de currículo também devem ser editados para refletir a personalidade e o perfil profissional. Quando usar um modelo busque meios para se sobressair, e não ser apenas mais um no meio da multidão.

Por ter a estrutura totalmente organizada, o recrutador tem facilidade na leitura e consegue obter as informações necessárias rapidamente.

Obviamente, a estratégia de usar um modelo pronto pode parecer menos pessoal, ou genérica aos olhos dos recrutadores. Também é menos flexível, e não é adequada a todas as situações ou vagas disponíveis.

Quando fazer um currículo totalmente original?

A opção entre modelo ou fazer um currículo pode ser assustadora para alguns profissionais, enquanto para outros a escolha é óbvia.

Criar um currículo totalmente original é um dos maiores diferenciais competitivos que um candidato pode demonstrar no processo seletivo.

Ao fazer seu próprio documento, o profissional demonstra que busca meios e alternativas para se destacar. E, também, que tem preocupação constante quanto a sua imagem profissional.

Tenha sempre em mente que as tecnologias estão absorvendo algumas atividades e tarefas. Manter-se criativo é ideal para superar o potencial da inteligência artificial, por exemplo.

Além de uma imaginação valiosa, escolher entre um modelo ou fazer um currículo requer experiência e habilidades de design e redação.

Um currículo inteiramente original requer habilidades preciosas. Afinal, precisa ser personalizado, informativo e bem escrito. De nada adianta investir na aparência, se o documento não trouxer os dados do candidato.

Criar um documento totalmente original é uma tarefa bastante trabalhosa e requer grande senso estético para que o arquivo fique visualmente atraente.

Além disso, se não for bem formatado ou se usar fontes diversas, pode ser difícil para o recrutador ler as informações. Isso reduz e até exclui as chances de uma entrevista de emprego.

E agora, o que fazer?

Optar por um modelo ou criar um original é mais uma escolha pessoal do candidato do que um pré-requisito da vaga.

Nesse sentido, é possível analisar as exigências do cargo em questão e avaliar qual alternativa melhor se encaixa. Modelos prontos podem ser personalizados para refletir a personalidade enquanto as habilidades e experiências são listadas.

Da mesma forma que elaborar um documento totalmente original pode ajudar a causar boa impressão.

Cabe a cada profissional reconhecer suas habilidades e capacidades considerando se deve usar um modelo ou fazer um currículo totalmente original.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.