Olimpíadas 2024: Rebeca Andrade supera Simone Biles e vence ouro no solo da ginástica artística
Rebeca Andrade superou a estadunidense Simone Biles e conquistou inédito ouro no solo da ginástica artística feminina nas Olimpíadas 2024. A ginasta brasileira foi a segunda a se apresentar no solo na manhã desta segunda-feira (05).
A ginasta brasileira recebeu nota 14,166 dos juízes. Já Simone Biles, favorita ao ouro, cometeu dois erros durante sua apresentação ao pisar fora do tablado duas vezes. A estadunidense recebeu a nota de 14,133 pontos e ficou em segundo lugar.
A medalha de bronze havia ficado com a romena Ana Barbosu. Mas, enquanto a romena comemorava o terceiro lugar, a nota da estadunidense Jordan Chiles, última a se apresentar, foi revista a pedido dos Estados Unidos e subiu para 13,766, contra 13,700 da morena. Jordan Chiles ganhou a medalha de bronze.
O Brasil também tentou revisão de nota de Rebeca, para que fosse ampliada em 0,2, para que fosse considerado completo um giro de 720 graus. O pedido de revisão foi recusado.
Com a medalha de ouro, Rebeca soma seis pódios olímpicos, sendo quatro deles na edição de 2024. Ela ultrapassou os velejadores Robert Scheidt e Torben Grael e agora assume o topo do ranking de medalhistas brasileiros.
Em Paris, Rebeca recebeu o bronze por equipes, prata no individual geral, prata no salto e ouro no solo. Nas Olimpíadas de Tóquio 2020, a ginasta ganhou ouro no salto e prata no individual geral.
Essa pode ter sido a última apresentação de Rebeca no solo; ela já afirmou que seu corpo não aguenta e que pretende parar de competir no individual geral, por causa do solo.
LEIA TAMBÉM: Rebeca Andrade ganha prata no salto
A APRESENTAÇÃO QUE RENDEU OURO PARA REBECA ANDRADE! #GOLD #Olympics #Paris2024 pic.twitter.com/lvD9VMihqD
— Coluna do Fla | Flamengo (@ColunadoFla) August 5, 2024
QUE FOTÃO
REBECA ANDRADE E NADA MAIS pic.twitter.com/c8gleVApSI
— njdeprê – marlon (@njdmarlon) August 5, 2024
O público cantando o hino nacional a plenos pulmões, Rebeca se emocionando no lugar mais alto do pódio e eu chorando junto pic.twitter.com/d1HQ2ewx7c
— Viúva Daher. (@badviuv) August 5, 2024