IFPE: terminam amanhã as inscrições para tutores EAD para cursos a distância
O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) receberá inscrições, até dia 23 de stembro, para seleção de tutores EAD para cursos a distância.
O Processo Seletivo Simplificado tem por objetivo selecionar Tutores EAD, na condição de bolsistas, para
atuarem nos cursos relacionados abaixo, ofertados pelo IFPE na modalidade de Educação a Distância, no âmbito do
Programa Universidade Aberta do Brasil – UAB:
- Especialização lato sensu em Ensino de Ciências – Ciência é 10!;
- Especialização lato sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica;
- Especialização lato sensu em Educação a Distância na Educação Profissional e Tecnológica;
- Especialização lato sensu em Gestão na Educação Profissional e Tecnológica;
- Licenciatura em Geografia;
- Licenciatura em Matemática; e
- Tecnologia em Gestão Ambiental.
Serão ofertadas vagas para preenchimento imediato, bem como formação de cadastro de reserva (CR) para eventuais necessidades de convocações.
Confira a quantidade de vagas de tutores EAD por curso e a formação mínima exigida:
Eixo | Componente curricular | Formação Mínima Exigida | Número de vagas para tutores EAD |
CGG 1 |
Metodologia do Trabalho Científico |
Qualquer Graduação
+ pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
2+CR |
CGG 2 |
Estatística Aplicada |
Graduação em Estatística ou Matemática + pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
2+CR |
Estatística |
|||
Estatística Aplicada a Geografia |
|||
CGG 3 |
Introdução a Educação à Distância |
Licenciatura em Pedagogia + pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
2+CR |
Fundamentos da Educação de Jovens e
Adultos-EJA |
|||
Didática Geral | |||
Polítia e Gestão Educacional I | |||
Polítia e Gestão Educacional II | |||
Planejamento e Avaliação Escolar | |||
CGG 4 |
Fundamentos Históricos e Sócio-Filosóficos da Educação |
Graduação em História ou Sociologia
ou Ciências Sociais ou Filosofia ou Pedagogia + pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
2+CR |
CGG 5 |
Libras |
Licenciatura em Letras com Habilitação em
Libras ou Licenciatura em Letras com Proficiência em Libras de instituição cadastrada no MEC + pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
2+CR |
CGG 6 |
Leitura e Produção Textual |
Licenciatura em Letras
+ pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
2+CR |
CGG 7 |
Informática Básica |
Graduação em Ciências da Computação ou
Informática ou Qualquer curso da área de Informação e Comunicação + pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
2+CR |
CGG 8 |
Psicologia Da Aprendizagem |
Graduação em Psicologia
+ pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
2+CR |
COMPONENTES GERAIS PARA OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO
Eixo | Componente curricular | Formação Mínima Exigida | Número de vagas para tutores EAD |
CGE 1 |
Cultura Digital e Educação Profissional e Tecnológica |
Qualquer graduação + pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
2+CR |
Trabalho-Educação: Fundamentos Teóricos e Didáticos I |
|||
Trabalho-Educação: Fundamentos Teóricos e Didáticos II |
|||
Trabalho de Conclusão de Curso I |
Qualquer graduação com pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica |
||
CGE 2 | +
pós-graduação |
2+CR | |
Trabalho de Conclusão de Curso II | + | ||
1 (um) ano de experiência no magistério do | |||
ensino básico ou superior | |||
Trabalho de Conclusão de Curso III |
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
Eixo | Componente curricular | Formação Mínima Exigida | Número de vagas para tutores EAD |
GEO 1 |
Biogeografia |
Graduação em Geografia ou Geologia + pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
2+CR |
Climatologia Dinâmica | |||
Fundamentos de Climatologia | |||
Fundamentos da Geologia | |||
Fundamentos de Pedologia e Edafologia | |||
Geomorfologia I | |||
Geomorfologia II | |||
Hidrogeografia | |||
GEO 2 |
Formação Econômica e Territorial do Brasil |
Graduação em Geografia + pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
2+CR |
Geografia Agrária | |||
Geografia da População | |||
Geografia das Indústrias e dos Serviços | |||
Geografia Econômica | |||
Geografia Política | |||
Geografia Regional do Brasil | |||
Geografia Regional do Mundo Atual | |||
Geografia Regional do Nordeste Brasileiro | |||
Geografia Urbana | |||
Introdução a Ciência Geográfica | |||
GEO 3 |
Estágio Supervisionado I |
Licenciatura em Geografia ou Pedagogia + pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
2+CR |
Estágio Supervisionado II |
|||
Estágio Supervisionado III |
|||
Estágio Supervisionado IV |
|||
GEO 4 |
Ensino da Geografia e Usos de Tecnologias |
Licenciatura em Geografia + pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
2+CR |
Laboratório Prático-Didático do Ensino da
Geografia I |
|||
Laboratório Prático-Didático do Ensino da
Geografia II |
|||
Projeto Integrador I – Práticas Ambientais e
suas Transversalidades |
|||
Projeto Integrador II – Estudos Populacionais e
suas Diversidades |
|||
GEO 5 |
Trabalho de Conclusão de Curso I |
Licenciatura em Geografia ou Pedagogia
+ pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
2+CR |
Trabalho de Conclusão de Curso II | |||
GEO 6 |
Cartografia Básica |
Graduação em Geografia ou Cartografia ou Engenharia Cartográfica ou Geoprocessamento + pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
2+CR |
Cartografia Temática | |||
GEO 7 |
Práticas Curriculares de Extensão |
Qualquer Graduação
+ pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
2+CR |
GEO 8 |
Projeto Integrador III – Ações Inclusivas da Educação Básica |
Licenciatura em Geografia ou Pedagogia
+ pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
2+CR |
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Eixo | Componente curricular | Formação Mínima Exigida | Número de vagas para tutores EAD |
MAT 1 |
Cálculo I |
Graduação em Matemática ou Engenharias + pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
2+CR |
Cálculo II |
|||
Cálculo III |
|||
MAT 2 |
Construções Geométricas |
Graduação em Matemática ou Engenharias
ou Licenciatura em Expressão Gráfica ou Ciências com habilitação em Matemática + pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
2+CR |
Álgebra I |
Graduação em Matemática ou Licenciatura em Ciências com habilitação em |
||
Álgebra II | |||
Álgebra Linear | |||
Análise Combinatória | |||
Análise Real | |||
Educação Financeira |
MAT 3 |
Matemática
+ pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
2+CR |
|
Elementos de Lógica Matemática | |||
Equações Diferenciais e Ordinárias | |||
Geometria Analítica | |||
Geometria I | |||
Geometria II | |||
História da Matemática | |||
Matemática Elementar I | |||
Matemática Elementar II | |||
MAT 4 |
Estágio Supervisionado I |
Licenciatura em Matemática ou Ciências com habilitação em Matemática ou Pedagogia + pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
2+CR |
Estágio Supervisionado II |
|||
Estágio Supervisionado III |
|||
Estágio Supervisionado IV | |||
MAT 5 |
Práticas Curriculares de Extensão I |
Licenciatura em Matemática ou Ciências com habilitação em Matemática ou Pedagogia + pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
2+CR |
Práticas Curriculares de Extensão II |
|||
Projeto Integrador I |
|||
Projeto Integrador II |
|||
Projeto Integrador III | |||
MAT 6 |
Física |
Graduação em Física
+ pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
2+CR |
MAT 7 |
Didática da Matemática |
Licenciatura em Matemática ou Ciências com habilitação em Matemática + pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
2+CR |
Metodologias e Práticas do Ensino de Matemática I |
|||
Metodologias e Práticas do Ensino de
Matemática II |
|||
MAT 8 |
Trabalho de Conclusão de Curso I | Licenciatura em Matemática ou Ciências
com habilitação em Matemática ou Pedagogia + pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
2+CR |
Trabalho de Conclusão de Curso II |
|||
MAT 9 |
Tecnologias Aplicadas ao Ensino da Matemática |
Licenciatura em Matemática ou
Ciências com habilitação em Matemática + pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
2+CR |
TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL
Eixo | Componente Curricular | Formação Mínima Exigida | Número de vagas para tutores EAD |
TGA 1 |
Preservação Patrimônio Cultural |
Graduação em Geografia ou
Turismo ou História ou Arqueologia ou Arquitetura + pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
2+CR |
TGA 2 |
Relações Interpessoais Socioambientais |
Licenciatura em Geografia ou
Ciências Sociais ou Sociologia ou Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental ou Turismo + pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
2+CR |
TGA 3 |
Procedimentos Pedagógicos
em Meio Ambiente |
Licenciatura em Geografia ou
Biologia ou Pedagogia ou Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental + pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
2+CR |
Estratégias de Educação
Ambiental |
|||
Comunicação em Educação Ambiental |
|||
TGA 4 |
Metodologia da Pesquisa | Graduação em Biologia ou
Geografia ou Ciências Ambientais ou Engenharia Agronomia ou Engenharia Florestal ou Engenharia Ambiental ou Tecnologia em Gestão Ambiental + pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
2+CR |
Projeto Interdisciplinar de
Educação Ambiental |
|||
Projeto Interdisciplinar de
Proteção Ambiental |
|||
Projeto Interdisciplinar de
Política Ambiental |
|||
Projeto Interdisciplinar de Qualidade Ambiental |
|||
TGA 5 |
Gestão de Unidades de Conservação | Graduação em Agronomia ou
Ciências Ambientais ou Biologia ou Engenharia Florestal ou Engenharia Ambiental ou Tecnologia em Gestão Ambiental + pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
2+CR |
Gestão de Recursos Naturais | |||
Gestão de Recursos Hídricos | |||
Sistema Integrado de Gestão |
|||
Planejamento Ambiental | Graduação em Geografia ou
Arquitetura e Urbanismo ou |
||
Gestão de Áreas Urbanas |
TGA 6 |
Desenvolvimento e Meio
Ambiente |
Tecnologia em Gestão Ambiental
+ pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
2+CR |
Políticas Públicas Socioambientais |
|||
TGA 7 |
Biologia da Conservação | Graduação em Agronomia ou
Ciências Ambientais ou Engenharia Florestal ou Engenharia Ambiental ou Biologia ou Tecnologia em Gestão Ambiental ou Bacharelado em Geografia + pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
2+CR |
Estudo da Ecologia Regional | |||
Manejo e Recuperação de
Áreas Degradadas |
|||
Aspectos e Impactos
Ambientais |
|||
Fundamentos da Geologia |
|||
TGA 8 |
Química Ambiental | Graduação em Química ou
Engenharia Química ou Engenharia Ambiental ou Engenharia Sanitária + pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
2+CR |
Processos Industriais | |||
Gestão da Poluição
Atmosférica |
|||
Gestão e Tratamento de
Águas e Efluentes Líquidos |
|||
Saúde e Saneamento
Ambiental |
|||
Gestão de Resíduos Sólidos | |||
TGA 9 |
Legislação Ambiental | Graduação em Direito ou
Engenharia Ambiental + pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
2+CR |
Auditoria e Certificação
Ambiental |
|||
Instrumentos de Gestão Ambiental |
|||
TGA 10 |
Programas de Prevenção de Riscos Ambientais |
Engenharia Sanitária ou
Engenharia Ambiental ou Engenharia de Segurança do Trabalho + pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
2+CR |
TGA 11 |
Sistema de Informações
Geográficas |
Graduação em Geografia ou
Engenharia Agronômica ou Engenharia Florestal ou Engenharia Ambiental ou Cartografia + pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
2+CR |
Sensoriamento Remoto Aplicado ao Meio Ambiente |
|||
TGA 12 |
Expressão Gráfica Aplicada |
Graduação em Arquitetura ou
Design Gráfico ou Licenciatura em Expressão Gráfica + pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
2+CR |
TGA 13 |
Aspectos da Economia
Ambiental |
Graduação em Administração ou
Economia ou Gestão Pública + pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
2+CR |
Administração e Marketing
Aplicados |
|||
Ecoempreendimentos |
ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (DOCENTEPT)
Eixo | Componente curricular | Formação Mínima Exigida | Número de vagas para tutores EAD |
EPT 1 |
A docência na EPT: contingências históricas e práticas inspiradoras |
Qualquer graduação com pós-graduação em
Educação Profissional e Tecnológica + pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
2+CR |
EPT 2 |
Práticas educativas integradoras na EPT:
teorias e didáticas |
Graduação em Pedagogia
+ pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
2+CR |
Práticas educativas para a permanência e
êxito discente na EPT: teorias e didáticas |
|||
Projetos político-pedagógicos, planos de
ensino e avaliação da EPT: teorias e didáticas |
|||
EPT 3 |
Práticas educativas inclusivas na EPT: teorias e didáticas |
Qualquer licenciatura, com pós-graduação
em Educação Profissional e Tecnológica + pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
2+CR |
EPT 4 |
Práticas educativas na EJA-EPT: teorias e didáticas |
Qualquer licenciatura, com pós-graduação
em Educação de Jovens e Adultos, ou Pedagogia + pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
2+CR |
EPT 5 |
A pesquisa e a extensão no trabalho pedagógico da EPT: teorias e didáticas |
Qualquer licenciatura ou Pedagogia
+ pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
2+CR |
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Eixo | Componente curricular | Formação Mínima Exigida | Número de vagas para tutores EAD |
GEPT 1 |
Gestão Educacional |
Graduação em Pedagogia + pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
2+CR |
Planejamento Educacional e Avaliação
Institucional na Educação Profissional e Tecnológica |
|||
Gestão da Escola de Educação Profissional e
Tecnológica Integral e Integrada |
|||
Gestão da Permanência e do Êxito | |||
GEPT 2 |
Políticas Públicas e Legislação para a EPT |
Graduação em Pedagogia ou História
+ pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
2+CR |
GEPT 3 |
Democracia e Gestão Democrática na Educação Profissional e Tecnológica |
Graduação em Pedagogia ou
História ou Sociologia ou Ciências Sociais + pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
2+CR |
GEPT 4 |
Gestão para a Inclusão e Diversidades |
Graduação em História ou
Sociologia ou Ciências Sociais ou Filosofia + pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
2+CR |
ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Eixo | Componente curricular | Formação Mínima Exigida | Número de vagas para tutores EAD |
EAD 1 |
Trabalho de Conclusão de Curso I | Qualquer graduação, com pós-graduação
em Educação Profissional e Tecnológica + pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior + 1 ano de experiência em EaD |
2+CR |
Trabalho de Conclusão de Curso II | |||
Trabalho de Conclusão de Curso III |
|||
EAD 2 |
Fundamentos da EaD |
Qualquer licenciatura, com pós-graduação
em Educação a Distância, ou Graduação em Pedagogia, com 150h de experiência em docência na EaD, + pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
2+CR |
EAD 3 |
Teorias, metodologias e planejamento pedagógico em EaD |
Qualquer licenciatura, com pós-graduação
em Educação a Distância ou com 150h de experiência professor formador na EaD + pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
2+CR |
EAD 4 |
Produção de Materiais Didáticos Digitais |
Qualquer graduação, com pós-graduação
em Design Instrucional, ou Qualquer licenciatura, com 150h de experiência em docência na EaD, + pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
2+CR |
EAD 5 |
Ambientes Virtuais de Aprendizagem: ferramentas e estratégias de avaliação |
Qualquer graduação, com pós-graduação
em Educação a Distância, ou Qualquer licenciatura, com 1 ano de experiência com formação de professores em AVA, + pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
2+CR |
EAD 6 |
Mediação pedagógica em EaD |
Qualquer graduação, com 1 ano de
experiência na docência em Educação a Distância + pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
2+CR |
EAD 7 |
Avaliação e melhoria contínua em EaD |
Graduação em Pedagogia, com pós-
graduação em EaD ou com 150h de experiência em docência na EaD + pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
2+CR |
EAD 8 |
Sistemas e Gestão da EaD |
Qualquer graduação, com pós-graduação
em EaD ou com 2 anos de experiência em gestão na EaD + pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
2+CR |
ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS – CIÊNCIAS É 10!
Eixo | Componente curricular | Formação Mínima Exigida | Número de vagas para tutores a distância |
M1D1 – Ciência é 10!: Uma introdução M1D2 –TCC1: Ciência é 10!: Começando a |
Licenciatura em Ciências
+ pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
1 + CR |
C10 |
experimentar e a pensar no TCC
M1D3 –Ciência é 10!: Hora de perguntar e propor
M1D4 –Ciência é 10!: Na sala de aula
M2D1 – TCC2: Fundamentos do Projeto de Pesquisa
M2D2 – Fundamentos para o ensino de ciências por investigação
M3D1 – TCC3: Projeto de Investigação da Prática Docente em Sala de Aula de Ciências |
Graduação em Biologia
+ pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
1 + CR |
Graduação em Física
+ pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
1 + CR |
||
Graduação em química
+ pós-graduação + 1 (um) ano de experiência no magistério do ensino básico ou superior |
1 + CR |
Os tutores a distância:
Atuarão na Instituição de Ensino executora, auxiliando o Professor Formador no desenvolvimento de todas as atividades didático-pedagógicas programadas.
Mediarão a comunicação de conteúdos entre o professor e o cursista por meio das novas tecnologias de informação e comunicação adotadas pelo curso.
Participarão das atividades presenciais, a saber: aulas e avaliações de aprendizagem nos polos de educação a distância.
Acesse também: IFSertãoPE abre inscrições para Formação Continuada EAD de professores
Como se inscrever no processo seletivo de tutores EAD
As inscrições para o processo seletivo de tutores EAD podem ser realizadas até as 17h do dia 23/09 exclusivamente via internet, através do site http://selecoes.ead.ifpe.edu.br/.
O valor da taxa de inscrição é de R$ 30,00. O pagamento deve ser feito através da Guia de Recolhimento da União – GRU, gerada no ato de inscrição, a ser paga nas Agências do Banco do Brasil no período de 09/09 a 24/09.
Isenção
O período de solicitação de isenção da taxa de inscrição é das 00h do dia 09 às 17h do dia 13/09, no site selecoes.ead.ifpe.edu.br.
Seleção
A pontuação classificatória será obtida por meio da análise curricular com pontuação máxima de 100 pontos.
Mais informações no Edital 26/2024.