O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) está com 25 mil vagas abertas para cursos gratuitos profissionalizantes. As opções estão disponíveis para jovens de 18 a 29 anos que não concluíram a educação básica.
Os cursos foram criados para auxiliar jovens que abandonaram os estudos antes de concluir o ensino fundamental (6º ao 9º ano) ou o ensino médio (1ª a 3ª série). A estimativa é de aproximadamente 10 milhões de brasileiros estão aptos a desfrutar a oportunidade. Com a oportunidade, milhões de brasileiros poderão elevar a escolaridade com qualificação profissional e atender às demandas do mercado.
O programa recebeu o nome de SEJA PRO+, com o slogan “Trabalho e Emprego”. Ele foi criado em parceria do Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com investimento de R$ 200 milhões.
As 3 mil primeiras vagas ficarão disponíveis em nove municípios da Bahia: Salvador, Feira de Santana, Camaçari, Vitória da Conquista, Juazeiro, Jequié, Teixeira de Freitas, Luís Eduardo Magalhães e Ilhéus. Mais informações podem ser vistas aqui.
Os cursos irão abordar formação básica e noções sobre direitos dos trabalhadores. O foco das oportunidades serão áreas industriais que necessitam de mão de obra nas regiões com vagas. A lista de formandos será enviada ao Ministério do Trabalho e Emprego, que irá encaminhar os dados às agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine). Dessa forma, os formandos terão auxílio para serem inseridos no mercado de trabalho.
LEIA TAMBÉM:
Fundação Bradesco abre mais de 50 cursos gratuitos e online para começar agora mesmo