O Banco Santander, por meio do Santander Universidades e em parceria com a F1RST e a Amazon Web Services (AWS), abriu inscrições para o programa Santander Code Girls 2025, que oferece 5.000 bolsas gratuitas voltadas a mulheres interessadas em se qualificar em tecnologia. As inscrições estão abertas até 3 de agosto, via plataforma Santander Open Academy, e não exigem experiência prévia ou vínculo com o banco.
O programa foi desenvolvido para promover o empoderamento feminino na área de TI, com foco em cloud computing e DevOps. A trilha de aprendizagem, ministrada pela Digital Innovation One (DIO), abrange desde fundamentos até tópicos avançados como Lambda, Kubernetes, segurança e automação.
Ao concluir o bootcamp, as participantes terão chance de desenvolver habilidades práticas e concorrer a uma vaga de Analista de Tecnologia na F1RST, que já contratou mais de 40 mulheres via programa.
LEIA TAMBÉM: IFSULDEMINAS oferece 7.850 vagas gratuitas em cursos técnicos EAD
Além do conteúdo técnico, as 250 melhores alunas receberão vouchers para certificação AWS Cloud Practitioner, custeados pela iniciativa. A proposta também reforça o compromisso com a inclusão, reduzindo a baixa participação feminina nos setores de tecnologia — apenas cerca de 20% dos profissionais de TI no Brasil são mulheres, segundo estudo da Pretalab de 2023.
Quem pode participar e como se inscrever
Podem se inscrever mulheres com 18 anos ou mais, sem exigência de experiência prévia, por meio do portal Santander Open Academy. O programa é gratuito e totalmente online, com acesso à plataforma da DIO e aos conteúdos de AWS. A seleção considera a ordem de inscrição até 3 de agosto.
O Santander destaca que o Code Girls está em sua terceira edição e já qualificou mais de 14 mil mulheres em tecnologia. O CEO da F1RST, Richard Flavio da Silva, reforça que a iniciativa é uma porta importante para ampliar a presença feminina nos setores de tecnologia e inovação. Por sua vez, a AWS afirma que programas como este são fundamentais para promover diversidade e inovação por meio da computação em nuvem.
LEIA TAMBÉM: Faculdade da Santa Casa de SP abre 280 bolsas em cursos de graduação