O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) anunciou um novo processo seletivo para seus cursos de extensão gratuitos em idiomas e Libras. A oportunidade contempla modalidades presencial e a distância (EAD), abrangendo diferentes perfis de estudantes e profissionais interessados em ampliar a qualificação linguística.
De acordo com o edital nº 100/2025, o IFSP oferece 160 vagas divididas entre os campi de São Paulo e Cotia. As opções incluem formações em Libras Intermediário, Introdução à Libras, E-TEC Idiomas sem Fronteiras – Inglês (Módulo I) e Espanhol (Módulo I).
Mais detalhes sobre os cursos
Os cursos têm carga horária variando de 20 a 200 horas e atendem tanto ao público geral quanto a profissionais da educação.
O curso Libras Intermediário, com 32 horas presenciais e 40 vagas, é voltado exclusivamente a docentes e técnicos educacionais das redes municipal e estadual de Cotia. Já o curso Introdução à Libras é totalmente online, com 20 horas de duração e aberto ao público em geral a partir de 16 anos.
Os módulos de Inglês e Espanhol, também oferecidos online, têm 200 horas de conteúdo e destinam-se a estudantes do ensino médio, técnico, graduação ou pós-graduação, além de servidores públicos e demais interessados que possuam conhecimento intermediário em informática.
LEIA TAMBÉM: IFB abre inscrições para 2.658 vagas em cursos técnicos gratuitos presenciais e EAD
Como se inscrever
As inscrições podem ser realizadas até 22 de outubro de 2025, de forma gratuita, por meio do Formulário Online disponível no site oficial do IFSP, aqui. É necessário anexar cópias digitalizadas do RG ou CNH, CPF e documentos que comprovem o atendimento aos pré-requisitos do curso escolhido.
A seleção será feita por ordem de inscrição, considerando apenas candidatos que enviarem toda a documentação corretamente. O resultado final será divulgado até 24 de outubro de 2025, e o início das aulas está previsto para 27 de outubro.
O processo seletivo prevê políticas afirmativas: 5% das vagas são reservadas para Pessoas com Deficiência (PCD) e 25% para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI).
A certificação será concedida a alunos que obtiverem, no mínimo, 75% de frequência e média final igual ou superior a 6,0.
Comentários estão fechados.