UFPB abre vagas em pós-graduação gratuita e a distância em Gestão Educacional

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está com inscrições abertas para o curso gratuito de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão na Educação Profissional e Tecnológica, ofertado na modalidade de Educação a Distância (EAD). O processo seletivo disponibiliza 150 vagas e é uma oportunidade para profissionais que desejam se especializar na área de gestão educacional em uma instituição pública federal, sem cobrança de mensalidades ou taxas de inscrição.




A especialização é oferecida pelo Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN) e financiada pela Capes por meio do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O curso tem como objetivo qualificar profissionais para atuarem na gestão de sistemas educacionais voltados à educação profissional e tecnológica. O edital que rege o processo é o Edital nº 17/2025.

Distribuição de vagas e polos presenciais

As 150 vagas estão distribuídas igualmente entre cinco polos da UAB localizados nos estados da Paraíba, Bahia e Pernambuco:

  • Cabaceiras (PB): 30 vagas
  • Cuité de Mamanguape (PB): 30 vagas
  • Esplanada (BA): 30 vagas
  • Ouricuri (PE): 30 vagas
  • Sítio do Quinto (BA): 30 vagas

Do total de vagas, 135 são destinadas à ampla concorrência e 15 reservadas a servidores da UFPB. O edital também prevê políticas afirmativas: 30% das vagas (45) são reservadas para candidatos autodeclarados negros, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e pertencentes a comunidades tradicionais.

Requisitos e público-alvo

Podem se inscrever graduados em cursos reconhecidos pelo MEC, de qualquer área de formação. Também serão aceitas certidões de colação de grau ou declarações que comprovem a conclusão do curso superior até a data de matrícula. O público-alvo inclui profissionais da educação que desejam atuar na gestão de instituições e redes de ensino técnico e tecnológico.

Inscrições e etapas da seleção

As inscrições devem ser realizadas entre 13 de outubro e 12 de novembro de 2025, exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGAA) da UFPB.

O processo seletivo será composto por duas etapas de análise:

  • Curriculum Lattes e histórico escolar — peso 3 na nota final;
  • Carta de intenções (justificativa) — peso 7 na nota final.

A pontuação final será obtida pela média ponderada das duas etapas. Para aprovação, o candidato precisará alcançar nota mínima de 7,0. Em caso de empate, serão considerados critérios como maior idade e menor renda familiar.

Formação e certificação

O curso de especialização tem como foco o aperfeiçoamento de gestores educacionais e será conduzido por docentes da UFPB, com encontros presenciais pontuais nos polos da UAB. Ao término da formação, os participantes receberão certificado de conclusão reconhecido pelo MEC, emitido pela Universidade Federal da Paraíba.




Comentários estão fechados.