Entenda como o estresse pode sabotar a dieta

Você sabia que o estresse pode acabar sabotando sua dieta? O estresse pode fazer o cérebro interpretar que a recompensa oferecida pelo alimento é melhor do que a intenção de comer saudável.




Essa afirmação foi feita por pesquisadores da Universidade de Zurique, Suíça, em estudo publicado no periódico Neuron. Para chegar a essa conclusão, eles deram um questionário para 51 pessoas e elas tinham que dividir alimentos em “saudáveis” e “saborosos”.

Posteriormente, as pessoas foram divididas em dois grupos. O primeiro grupo foi submetido a uma forma leve de estresse: imergir as mãos em água gelada durante alguns minutos. Em seguida a atividade cerebral dessas pessoas foi monitorada enquanto escolhiam entre duas fotos, uma com um alimento saboroso e outra com alimento saudável.

O grupo que se submeteu ao estresse escolheu com mais frequência os alimentos saborosos. Além disso, foi percebido que o cérebro das pessoas nessa condição ativava a área que influencia o desejo de gratificação. Já a área mais ligada aos objetivos de longo tempo, como o de emagrecer, ficavam menos ativas.

Uma das pesquisadoras do estudo concluiu que “uma estratégia para evitar esse efeito é prevenir o problema, evitando, por exemplo, ter em casa junk food especialmente se já sabe que o dia será estressante”.

Estresse pode dificultar a dieta (Foto: Pixabay)




Natalia Marinho

Formou-se em Jornalismo em 2010. Já escreveu para sites como Yahoo Brasil (em editorias como Yahoo Mulher e Yahoo Finanças), Compara Seguros, Beleza na Web, Pet Love, Viva Real, Americanas Viagens e Submarino Viagens. Contato: natalia@horabrasil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *