EntretenimentoTV

Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá falam sobre Renato Russo no Conversa com Bial




Na sexta-feira, dia 8, o programa Conversa com Bial recebe os ex-integrantes da banda Legião Urbana: o guitarrista Dado Villa-Lobos e o baterista Marcelo Bonfá. Os dois relembrarem momentos ao lado do amigo Renato Russo. Arthur Dapieve, biógrafo do vocalista, e João Bonfá, filho de Marcelo, também participam da atração.

Veja também: Exposição Renato Russo: veja como comprar ingresso e garantir a meia entrada

Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá contam como Renato Russo mudou a vida deles. O biógrafo Arthur Dapieve explica por que o artista carioca conquista tantas pessoas e continua fazendo sucesso, mesmo duas décadas após sua morte. “Ele foi se tornando messiânico conforme foi ficando maior. Renato usava elementos da Bíblia e Confúcio nas letras. Ele não queria ser guru, mas as letras assumiam isso. É ambivalente”, diz o biógrafo, autor de “Renato Russo, o Trovador Solitário”. Marcelo afirma fazer parte dessa massa de admiradores: “Eu e Dado sempre fomos os maiores fãs do Renato”.

Dado revela como foi que ele ficou sabendo que Renato havia contraído HIV. “Foi depois de uma excursão. Em 1991, ele foi internado e lá foram feitos os exames. Um dia, fomos buscar a papelada e recebemos o resultado. Naquela época, era quase uma sentença de morte, mas eu sempre acreditei na ciência e na possibilidade de descobertas”, diz ele, que trabalhou ao lado do vocalista por 13 anos.

Ele também revela como os amigos agiram para tentar ajudar o compositor a se tratar e se recuperar. “A gente combinou entre nós de manter o sigilo e mantê-lo ocupado. Fizemos de tudo para dar o apoio devido e mantê-lo ativo, trabalhando e pensando em outras coisas”. Emocionado, Marcelo relembra o momento da última despedida: “Fui até a casa dele. Ele tinha essa coisa de viver muito, viver demais, então foi tudo muito intenso, muito rápido. Foram momentos bem difíceis na minha vida”.

Exibido após o ‘Jornal da Globo’, ‘Conversa com Bial’ tem direção artística de Monica Almeida e direção de conteúdo de Ingo Ostrovsky.






Etiquetas
Mostrar mais

Milena

Escreveu para sites como Yahoo e Dona Giraffa e atua em plataformas com produção de conteúdo. É formada em medicina veterinária, mas trabalha exclusivamente com redação desde 2013. Contato: milena@horabrasil.com.br

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios