Imagem de São Nicolau, desaparecida há 60 anos, é devolvida às vésperas do Natal




A imagem de São Nicolau, desaparecida há 60 anos, vai voltar para a sua comunidade, o município de São Nicolau (RS). Para recebê-la, haverá uma procissão que levará o santo para a Igreja Matriz de São Nicolau. O cortejo sairá da entrada da cidade nesta sexta-feira, 22 de dezembro.

Veja também: Padres Fábio de Melo e Marcelo Rossi celebram missas no ‘Hosana Brasil’; vídeo ao vivo

Padre Marcelo Rossi fala sobre a depressão: ‘Achava que era frescura’; assista ao vídeo

Desaparecida desde a década de 60, a imagem foi descoberta em uma escola em Santa Maria (RS) no ano de 2016, com sinais de queimadura, rachaduras e desgaste pela umidade.

Para que pudesse voltar para a comunidade, a peça, que acredita-se ter sido esculpida pelo artista Giuseppe Brasanelli, precisou ser restaurada. O trabalho foi feito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS) com consultoria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Segundo relatos, a peça de mais de 300 anos teria sido furtada de dentro da igreja, por um casal. Giuseppe Brasanelli, provável artista que esculpiu a imagem, é um escultor e arquiteto italiano que se converteu sacerdote e ingressou na Companhia de Jesus no início do século 18. Em seu ateliê em São Borja, cunhou imagens do barroco jesuíta, que hoje são parte do acervo missioneiro encontrado no Brasil.

Milena

Escreveu para sites como Yahoo e Dona Giraffa e atua em plataformas com produção de conteúdo. É formada em medicina veterinária, mas trabalha exclusivamente com redação desde 2013. Contato: milena@horabrasil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!