Esportes

Ana Cláudia pega pena branda, mas terá presença olímpica decidida no TAS




Ana Cláudia Lemos, velocista, ganhou suspensão de 5 meses das competições após ter sido pega no exame antidoping. Ela foi julgada ontem (07) pelo Pleno do STJD, Superior Tribunal de Justiça Desportiva. A sua punição se encerra no dia 2 de julho. Ou seja, ela não está impedida de participar da competição da Olimpíada Rio 2016. Entretanto, o caso ainda será levado ao TAS, Tribunal Arbitral do Esporta. Lá, a punição ainda pode ser ampliada.

A velocista teve seu julgamento feito na sede da Federação Paulista de Atletismo. O recurso foi trazido pela Procuradoria após a CND, Comissão Desportiva Nacional, dar uma advertência a ela no mês de abril. A punição foi dada pelo STJD por 6 votos a 0.



O presidente do STJD afirmou que essa foi a primeira vez que houve unanimidade na decisão do tribunal. A defesa da velocista afirmou que a quantidade da substância encontrada nos exames era mínima, além de afirmar que houve contaminação. O presidente do STJD explicou que isso não bastou para absolvê-la, pois ela é uma atleta olímpica, e por isso deve ser responsável por tudo que consome em seu dia a dia. Por causa da sua “negligência”, ela deve “pagar um preço”, de acordo com ele.

Marco Aurélio Klein, presidente da ABCD, Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem, não gostou da punição. Ele já adiantou que irá recorrer ao TAS para que ela seja ainda mais agravada.

Já Marcelo Franklin, advogado de Ana Cláudia Lemos, garantiu que irá recorrer contra a decisão do superior tribunal. Ele disse que tem “convicção” de que ela participará dos Jogos Rio 2016, pois é inocente e tem provas robustas sobre isso. Ele disse ainda que irá para a Suíça recorrer para que a pena seja diminuída. A atleta segue proibida de participar de qualquer competição oficial ou treinamento até 2 de julho, quando a suspensão acaba. Até lá, seu advogado afirmou que ela não irá se pronunciar sobre o caso.

Ana Cláudia é considerada importante para revezamento 4 x 100 rasos e ainda participaria dos 200 metros e 100 metros rasos durante as Olimpíadas. Ela está fora do evento-teste das Olimpíadas, que acontece entre 14 e 16 de maio no estádio Engenhão.

Etiquetas
Mostrar mais

Natalia Marinho

Formou-se em Jornalismo em 2010. Já escreveu para sites como Yahoo Brasil (em editorias como Yahoo Mulher e Yahoo Finanças), Compara Seguros, Beleza na Web, Pet Love, Viva Real, Americanas Viagens e Submarino Viagens. Contato: natalia@horabrasil.com.br

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios