Consórcio imobiliário é uma alternativa ao financiamento




Quem pretende comprar um imóvel pensa logo no financiamento. Porém, esta não é a única maneira de pagar, aos poucos, um novo lar. O consórcio imobiliário pode ser uma alternativa muito interessante para quem não tem disciplina na hora de economizar.

A cobrança é feita em boletos, ou seja, quando a pessoa nota já entrou na rotina mensal, como se fosse uma conta de luz. Já que o dinheiro não fica nas mãos do comprador, ele não pode gastar em outras coisas, como por exemplo, fazendo uma viagem. Assim, pouco a pouco o valor do imóvel vai sendo “guardado”. Quem for sorteado pode pegar o dinheiro total para a compra da casa e continua pagando as parcelas até o final do contrato.

Confira as vantagens de entrar em um consórcio imobiliário

1 Sem entrada

Uma das vantagens do consórcio é não ter que ter dinheiro para pagar a entrada, como acontece nos financiamentos. Basta escolher a modalidade, assinar o contrato e pagar as parcelas.

2 Taxa de administração costuma ser mais barata

Quando comparada ao financiamento, a taxa de administração do consórcio costuma ser menor, ou seja, o valor total pago será mais barato do que quando o imóvel é financiado.

3 Dê lance

Quem tem dinheiro guardado pode dar um lance maior para tentar levar a carta de crédito antes. Caso mesmo com o lance não consiga comprar o imóvel antes, não precisa se preocupar, pois o dinheiro não é perdido e é abatido do montante.

4- Nome sujo

Se você tem dívidas na praça e está tentando limpar o nome, pode entrar no consórcio. A análise de crédito, no geral, só é feita quando você é sorteado, ou seja, tem um bom tempo para regularizar o nome.

5- Use o FGTS

Você pode quitar algumas parcelas usando o seu FGTS ou para dar um lance e tentar aumentar a chance de receber a carta de crédito antes do esperado.

Viu como o consórcio imobiliário é interessante? Você acha que para você é melhor esta forma de comprar um imóvel? Comente!

Milena

Escreveu para sites como Yahoo e Dona Giraffa e atua em plataformas com produção de conteúdo. É formada em medicina veterinária, mas trabalha exclusivamente com redação desde 2013. Contato: milena@horabrasil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *