Três dicas para conseguir o primeiro emprego

Conseguir o primeiro emprego não é algo fácil. Atualmente isso pode ser ainda mais complicado, já que a taxa de desemprego no Brasil está alta.




O primeiro emprego pode ser complicado de conseguir, já que a maioria dos cargos sempre pedem alguma experiência. Como começar e entrar no mercado de trabalho, então?

Confira abaixo três dicas.

1. Aproveite as redes sociais. Faça uso de suas redes sociais para deixar claro que está em busca de um emprego. Algum parente ou amigo pode saber de alguma oportunidade e, dessa forma, saberá que você está em busca de um emprego.

2. Faça contatos. Uma boa rede de contatos é essencial. Para isso, vale manter contato com colegas de faculdade, caso você já tenha concluído o curso, e também utilizar ferramentas como o LinkedIn. Na plataforma, você pode exibir seus projetos, trabalhos e currículo. O LinkedIn também ajuda a interagir com profissionais e entrar em contato com o RH de empresas. Certifique-se de manter contato online e ao vivo.

3. Ganhe experiência. No primeiro emprego, é mais importante ganhar experiência e dar uma incrementada no currículo. Ganhar salário é bom, e um bom salário é melhor ainda. Mas não desconsidere vagas apenas se elas não derem o prestígio ou salário que você merece. O que falta no início da vida profissional é experiência, então vale aceitar trabalhos voluntários de meio período, por exemplo. Tenha certeza que isso deixará o seu currículo mais atraente para as empresas.

E nunca desista. Conseguir o primeiro emprego pode ser desgastante, por isso é importante ter paciência e não desistir.




Natalia Marinho

Formou-se em Jornalismo em 2010. Já escreveu para sites como Yahoo Brasil (em editorias como Yahoo Mulher e Yahoo Finanças), Compara Seguros, Beleza na Web, Pet Love, Viva Real, Americanas Viagens e Submarino Viagens. Contato: natalia@horabrasil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *