Suspensão de Guerrero é adiada e ele poderá jogar a Copa do Mundo

Paolo Guerrero está liberado para representar o Peru na Copa do Mundo da Rússia. A decisão foi divulgada pelo Tribunal Federal da Suíça (TFS), órgão em que o atacante entrou com um recurso requerendo a suspensão de sua pena de 14 meses dada pelo Tribunal Arbitral do Esporte (TAS).

O TFS divulgou nesta quinta-feira, 31, que o capitão da seleção peruana está liberado para a disputa do Mundial. O Tribunal cita um efeito suspensivo, e, certamente, Guerrero terá que cumprir o restante da punição após a Copa. Ele já cumpriu seis meses de suspensão e ainda restam oito.

Edwin Oviedo, presidente da federação peruana, e Paolo Guerrero comemoram efeito suspensivo (Foto: Divulgação / Federação Peruana)

O início do comunicado do Tribunal diz: Efeito suspensivo requerido por Paolo Guerrero garantido pelo presidente da I Divisão Civil da Corte Federal garante a Apelação do jogador peruano de futebol Paolo Guerrero contra a decisão ainda não resolvida do Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), um efeito suspensivo superprovisório. O aumento da punição do TAS de seis para 14 meses por quebrar o regulamento anti-doping da Fifa não tem, por ora, efeito.

Leia também: Zidane pede demissão do Real Madrid cinco dias após conquista da Liga dos Campeões

Punição de Guerrero

Guerrero testou positivo para benzoilecgonina, principal metabólito da cocaína, no dia 5 de outubro de 2017 após o jogo entre Peru e Argentina pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. O atacante foi punido pela Fifa com um ano de suspensão. Depois, o Comitê de Apelação da entidade reduziu a punição para seis meses.




Mas depois da apresentação de recursos pela defesa do atacante, buscando a absolvição total do jogador, e da Agência Mundial Antidoping, que pedia uma punição maior, o CAS (Corte Arbitral do Esporte) decidiu no dia 14 de maio suspender o jogador por 14 meses, deixando ele fora da Copa do Mundo.

O capitão da seleção peruana irá disputar sua primeira Copa do Mundo. 

Flávia Resende

Escreve sobre quase tudo, principalmente livros, séries, viagens, idiomas, educação, futebol e saúde. Também é redatora e editora na Contentools e na Blasting News.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *